Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Horta em apartamento (reprodução Canva Pro)
Horta em apartamento (reprodução Canva Pro)

Montar horta em apartamento ficará ainda mais fácil após essas dicas: veja esse passo a passo descomplicado para te ajudar

Salvador, 14 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Ter um canteiro de horta em casa é uma das melhores formas de ter as hortaliças frescas sempre á disposição. Mas, quem mora em locais pequenos, sem muita disponibilidade de espaço pode achar desafiador ter uma área verde. Porém, existem dicas e estratégias que você pode adotar para iniciar a montagem da horta em apartamento.

Dessa maneira, reunimos em nossa matéria as melhores dicas para você iniciar agora a montagem de horta em apartamento de forma prática e eficaz. Portanto, continue conosco e siga nossas orientações de como ter um espaço verde de hortaliças em casa apesar do pouco espaço, confira abaixo.

Confira agora: Aprenda a plantar alho-poró na horta: veja como vale a pena investir nesse cultivo
Escolha do local
A primeira orientação para realizar a construção de um canteiro em um espaço pequeno é acertar na escolha do local. Apartamentos não possuem quintais, dispondo no máximo de pequenas varandas ou sacadas. Assim, o essencial é escolher um local em que exista a maior incidência de luz, pois, as hortaliças necessitam de pelo menos 4 horas diárias de exposição ao sol.

Todavia, caso não haja varandas no ambiente, não tem com o que se preocupar! Logo, pode-se optar por montar a horta em espaços próximos de janelas, de modo que os cultivos recebam luz e ar fresco. Assim, você pode utilizar treliças fixas na parede, suporte de chão, prateleiras e estantes. Ademais, existem espécies que se desenvolvem em contato com a luz artificial, como a Lactuta sativa e o Coriandrum sativum, alface e coentro, respectivamente.
Estrutura da horta
Como os apartamentos não possuem muito espaço disponível, é necessário que se adote estratégias relativas à estrutura da horta. São diversas as opções, assim, você pode optar pelo jardim suspenso, que consiste em pendurar as hortaliças na parede. Logo, pode ser feito pregando os vasos diretamente na parede ou criando um painel de paletes de madeira. Outra maneira possível é pendurar caixotes de madeira na parede também. Ambas as opções dão um aspecto rústico e moderno ao ambiente, além de serem econômicos.

Ainda, caso haja varanda no apartamento, você pode dispor verticalmente os vasos de plantas lado a lado, sejam plásticos ou feitos com garrafas pet. Além disso, você pode ir além e instalar rede de proteção na sacada, pendurando também os vasos de suas hortaliças, criando assim outra forma de modelo suspenso.

Acesse também: Como pendurar paletes na parede e fazer um lindo jardim vertical, confira
Seleção das culturas
Existem cultivos que demandam muito espaço para o desenvolvimento de suas raízes, como cenoura (Dacus carota) ou rabanetes (Raphanus sativus). Assim, saber selecionar as culturas corretas e mais adequadas ao ambiente é um passo importante. Dessa forma, opte por hortaliças com raízes mais curtas, como o alface, salsa (Petroselinum crispum), cebolinha (Allium schoenoprasum) e couve-flor (Brassica oleracea).

Outra estratégia interessante é aproveitar o mesmo vaso para espécies que podem ser cultivada juntas, chamadas plantas companheiras. Logo, além de possuir variedade de hortaliça, você economiza espaço também. Assim, espécies como o manjericão de nome cientifico Ocimum basilicum e o Solanum lycopersicum, o tomate, possuem características de cultivos semelhantes. Ademais, o aroma do manjericão afasta as pragas que atacam o tomate, assim, ambas se beneficiam. Já o louro e o alecrim-rasteiro não competem por espaço, devido à diferença da direção de crescimento das raízes.

Horta em apartamento (reprodução Canva Pro) Horta em apartamento (reprodução Canva Pro)
Adubação para a horta
Por último, mas não menos importante, é manter a nutrição ideal para o crescimento das hortaliças. Embora o apartamento não haja mito espaço, o que vai determinar o bom desenvolvimento dos cultivos, além da disponibilidade de luz e rega, é o substrato. De acordo com o site G1, em 18 de outubro de 2015, o produto pode ser obtido em casas de jardinagem ou ser feito de forma caseira. Desta forma, você pode comprar terra vegetal, húmus de minhoca ou farina de ossos. Ou, por outro lado, fazer adubo líquido caseiro, ou compostagem por exemplo.

Por fim, nós do portal Agro Noticias esperamos que você tenha aprendido todas as dicas de montar horta em apartamento, mesmo dispondo de um espaço pequeno. Além disso, compartilhe nosso conteúdo com quem mora também em um local pequeno, e os ajude a ter um lindo espaço verde com hortaliças.

Não deixe de ver: Adubo líquido para plantas com apenas 2 ingredientes; veja como fazer e aplicar

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.