Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
– Hortinha em apartamento (reprodução Canva)
Hortinha em apartamento (reprodução Canva)

Aprenda a fazer uma hortinha em apartamento de maneira barata e eficiente

Salvador, 4 de junho de 2022, por Adriele Barros – Que ter sua própria horta é um benefícios nós sabemos, afinal, comer seus vegetais frescos e livres de agrotóxico é para poucos. Mas, você sabia que as pessoas de apartamento também podem viver esse privilégio? Continue lendo e descubra mais sobre como ter sua hortinha em apartamento.

Para ter uma hortinha em apartamento, no entanto, você precisa considerar algumas coisas. Aqui estão algumas delas: espaço, iluminação e até mesmo a circulação de vento disponível. Por isso, descubra agora como começar a sua horta e garantir seus vegetais frescos.

Assim sendo, veja a seguinte matéria: Como fazer uma horta em casa gastando muito pouco; saiba exatamente como fazer


Os primeiros passos para fazer uma hortinha em apartamento
Mesmo que você não tenha experiência, seguindo os cuidados básicos, você consegue manter sua hortinha em apartamento. Por isso, confira abaixo algumas dicas e passos para garantir o sucesso de suas plantinhas.
Analisando o espaço
O primeiro passo é escolher o local onde se estabelecerá a sua hortinha em apartamento. Depois, observe onde tem sol, em quais momentos do dia ele entra no cômodo e por quanto tempo ele permanece. Sobre isso. Uol em colaboração com Nicole D’Almeida, em 21 de janeiro de 2022, sugere que uma horta precisa de no mínimo quatro horas de sol por dia.
Pensando no modelo da horta
Espaço escolhido? Ótimo, hora do segundo passo: escolher como ela irá se parecer. Algumas opções são: vasos no chão, em floreiras, vertical ou até mesmo no próprio terreno, caso você tenha um jardim. Apenas saiba que, cada espécie possuirá uma necessidade, e você precisará se ater a isso.
O que plantar na hortinha
Bom, agora que você sabe os horários de sol no cômodo que você escolheu, está na hora de pensar nas espécies que vai escolher plantar. Isso porque, se você tiver escolhido plantar tomate e seu espaço tiver menos de 3 horas de sol, muito provavelmente sua planta não irá crescer, pois essa é uma fruta que exige bastante sol.

Além de pensar na luminosidade, se atente também a necessidade de espaço das espécies. Pois, hortaliças, por exemplo, costumam ter um enraizamento espaçoso e não são fãs de dividir espaço.
Preparando a terra
Após ter tudo escolhido e estudado, chegou o momento de preparar a terra para receber suas mudinhas ou sementes. Nesse sentido, o ideal é que se escolha vasos com furos na parte inferior ou criar um sistema hidropônico, pois as plantas precisam conseguir escorrer sua terra e não ter as raízes afogadas.

Por isso, veja a seguinte matéria: Como montar um sistema para hidroponia em casa? Tire suas dúvidas e veja o que vai precisar
Irrigação da hortinha em apartamento
Pronto, agora que você tem toda a horta pronta, está na hora de regar. E, lembre de pesquisar a frequência de rega de todas as espécies. No entanto, existe uma dica simples para saber se o solo está precisando de água. Para isso, coloque seu dedo na terra, se estiver úmida, ótimo. Se não, regue sua plantinha de acordo com a necessidade dela.
Nutrindo a hortinha
Não é necessário a troca da terra, no entanto, uma manutenção se faz necessária. Por isso, a cada 20 ou 30 dias, coloque nutriente em sua plantinha. Para isso, você pode utilizar adubos prontos ou fazer o seu próprio, com restos de alimentos e casca de ovo.
Controle de pragas
Além de todas essas orientações, saiba que é necessário ter o hábito de sempre observar sua hortinha em apartamento. Dessa forma, se torna mais fácil encontrar alguma praga e acabar com ela de forma breve e rápida.

Existem diversas receitinhas caseiras para te ajudar a eliminar possíveis pragas. Lembre-se no entanto, que há insetos que são benéficos para o seu pequeno cultivo, como joaninhas, que se alimentam de pragas.

Por fim, nós do Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido como começar sua hortinha em apartamento e sacado que não é uma missão impossível. No entanto, exige sim cuidados básicos e avançados, que vão desde a necessidade da rega até o cuidado individual com cada espécie. No mais, compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares e incentive todos a ter sua própria horta.

Ademais, veja a seguinte matéria: Como embelezar o jardim da sua casa? Ideias inusitadas para decoração, confira

Sou bahiana, com sede de conhecimento e sempre pronta para sonhar cada vez mais alto, apaixonada pela leitura e escrita e amante da mãe natureza. Atualmente me encontro na Universidade Federal da Bahia. Essa minha paixão por escrever me trouxe até aqui, a fim de compartilhar meus conhecimentos em diversos tópicos e aprendendo mais. Espero conseguir ajudar inúmeras pessoas a conhecer mais e errar menos.