Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a fazer inalação caseira com eucalipto e se livre das gripes
Aprenda a fazer inalação caseira com eucalipto e se livre das gripes (imagem: pexels)

Aprenda a fazer inalação caseira com eucalipto e se livre das gripes

Salvador, 31 de maio de 2022, por Larissa Melo – Uma planta medicinal muito conhecida é o eucalipto. Dentre suas muitas funções, você pode utilizá-lo como remédio caseiro para gripes, resfriados, sinusite e tratamentos de problemas respiratórios. Afinal, o eucalipto tem o grande poder de dar alívio para os nossos pulmões. Seus componentes como o citronelol facilita a eliminação de secreções. Já o eucaliptol facilita a saída de catarro dilatando os brônquios. Por isso, é comum a inalação com eucalipto.

Você pode utilizar as folhas dessa árvore para aliviar alguns problemas respiratórios como, por exemplo, a bronquite, asma ou até mesmo no período em que você estiver gripado. Elas podem ser diretamente encontradas na natureza ou até mesmo em lojas de produtos naturais. Hoje, no Agro Notícias, ensinaremos a fazer a inalação com eucalipto de forma caseira. Confira!

Ademais, leia: Qual o melhor chá para gripe? Descubra agora quais as melhores ervas para se livrar dos sintomas

Aprenda a fazer inalação caseira com eucalipto e se livre das gripes Aprenda a fazer inalação caseira com eucalipto e se livre das gripes (imagem: pexels)
Aprenda a fazer inalação com eucalipto
Fazendo a inalação dos vapores com folhas de eucalipto você terá uma melhora no conforto da sua respiração. Mas, é importante que você conheça alguns cuidados que precisam ser respeitados. As pessoas com o tipo de asma seca, crianças abaixo de 4 anos e grávidas não devem realizar esse procedimento de inalação. Isso porque nesse grupo os efeitos podem ser contrários, provocando sonolência, vômito, e até mesmo piorando o quadro alérgico.

Além da inalação, você pode preparar as folhas do eucalipto também como chá. Esse tipo de chá é benéfico no combate de dores de ciático e para diminuição da febre, segundo a matéria publicada em 25 de outubro de 2016, no site Abril.

Por conseguinte, veja: Veja aqui um chá tiro e queda para a gripe: se livre de resfriados e tosses chatas
Como fazer a inalação
Para preparar a inalação coloque 1 litro de água fervendo em um recipiente onde seja possível você encaixar o rosto sem dificuldade. Então, adicione 8 folhas de eucalipto na água. A seguir, deixe descansando por 3 minutos.

Após esse tempo, coloque seu rosto em cima do vapor produzido pela infusão. Em seguida, coloque o rosto no vapor em uma distância que fique confortável a temperatura. Esse procedimento deve ser realizado 2 vezes ao dia.

Também é importante que sempre se tenha cuidado com a distância entre o rosto e o líquido, para não acontecer de se queimar acidentalmente com a fervura da água. Após essa dica maravilhosa de hoje, você pode utilizar sempre que tiver aquela gripe que impede uma respiração confortável. Então, não esquece de sempre manter em casa, algumas folhinhas para a inalação com eucalipto sempre que precisar.

Ademais, leia: Confira para que o chá de eucalipto é bom e nunca mais deixe de consumir essa infusão no dia a dia