Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
limão-caviar-Foto Canva Pro
limão-caviar-Foto Canva Pro

Limão-caviar, mais caro que uma joia! Conheça as particularidades da fruta e saiba tudo sobre o cultivo

Montes Claros, 05 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Você já tinha ouvido falar no limão-caviar? A espécie é um tipo de fruta gourmet, cuja unidade pode chegar a bagatela de 2 mil reais o quilo. É isso mesmo, você não leu errado. Cada unidade desse limão não sai por menos que 70 mangos. Quer saber o que esta espécie tem de diferente? Acompanhe e surpreenda-se!

O limão-caviar é originário da Austrália e faz parte da lista dos alimentos não convencionais. A fruta possui quase nenhuma semelhança com o limão comum, tendo cores que variam entre o rosa, marrom e verde. A polpa é formada de várias bolinhas que lembram uma ova do peixe esturjão, daí vem o apelido. Ademais, o sabor e o cheiro da fruta também são diferentes, veja!

A peculiaridades do limão-caviar

O limão-caviar possui sabor menos ácido e mais adocicado que os da espécie taiti e siciliano, por exemplo. Aliás, especialistas no alimento afirmam que os de cores mais vibrantes são os que mais agradam ao paladar e, ao mesmo tempo, são os mais difíceis de encontrar. Se você deseja provar a iguaria aqui no Brasil, uma boa dica seria procurá-lo em restaurantes 5 estrelas ou lojas especializadas em pratos exóticos.

limão-caviar-Foto Canva Pro
limão-caviar-Foto Canva Pro

Por que o limão-caviar é tão caro?

Além das peculiaridades que o Agro Notícias já mencionou, outra grande causa pode ser a baixa produtividade da planta. Só para se ter uma ideia, em uma mesma área que o limão tahiti produz cerca 200 kg ao ano, o da espécie caviar não chega a 800g, levando em conta a mesma quantidade de plantas.

Como cultivar o limão-caviar?

O primeiro passo é conseguir um exemplar através da internet ou viveiros especializados. Em seguida, plantar a muda em uma terra fértil e leve. Você terá que adubar o solo semanalmente, e cada pé deve receber cerca de 40 litros de água em um intervalo de 8 dias.

Assim que saírem os primeiros frutos, dê um jeito de protegê-los, pois os espinhos podem furá-los e colocar o seu trabalho perdido. Além disso, o local para o cultivo deve ser semi-protegido, pois a chuva e o vento forte arrancam as flores, reduzindo ainda mais a produção.

limão-caviar-Foto Canva Pro
limão-caviar-Foto Canva Pro

Como se consome o limão-caviar?

Devido ao seu sabor peculiar, o limão-caviar é servido como finalização de um prato fino. Porém, é possível preparar drinks, coquetéis e outras bebidas exóticas com a fruta. Por fim, a utilização da espécie combinada a frutos do mar é unânime entre os chefs mais respeitados do país.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.