Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Decoração minimalista (Fonte: iStock)
Decoração minimalista (Fonte: iStock)

Decoração minimalista é para você? saiba o que é e se ela combina com seu estilo de vida

Salvador, 05 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você sabe o que é minimalismo? Esse movimento ganhou destaque nos últimos anos por representar um estilo de vida mais simples, livre de qualquer tipo de excessos. Assim, muito se aplica esse modo de viver às roupas, reduzindo o consumo de bens. Mas, você sabia que é possível apostar também em uma decoração minimalista?

Um ambiente mais “clean”, organizado de maneira a dar mais espaço ao local, com objetos bem posicionados, pode ser uma boa opção a se investir. Além de transformar o local, pode ser uma forma de economizar e de poupar o planeta do consumismo. Dessa forma, confira agora, no Agro Notícias, ideias de decoração minimalista e entenda se esse movimento é para você.

Continue lendo: Organizar a estante de livros: confira essas dicas para deixar tudo em ordem e combinando com a decoração

Decoração minimalista (Fonte: Pexels) Decoração minimalista (Fonte: Pexels)
Decoração minimalista
Em primeiro lugar, a maior tendência do minimalismo é aquele velho ditado de que o menos é mais. Ou seja, apostar nesse tipo de decoração significa escolher os elementos certos de um ambiente, focando em deixar de lado os excessos. Então, será possível criar um ambiente mais leve e prático para o dia a dia.

Dessa forma, é possível deixar uma sala, quarto, escritório, ou qualquer outro cômodo com um aspecto de limpeza e aconchego com poucos itens e de maneira a tornar todo o ambiente mais bonito. Se você é do tipo que gosta de organização e não suporta ver objetos acumulados, uma decoração minimalista pode ser o ideal.
Móveis
Ambientes com esse tipo de decoração não precisam de muitos móveis. Inclusive, isso pode tornar a tarefa de permanecer no minimalismo mais fácil. Afinal, sem locais para armazenar os objetos, fica mais simples não acumular tanta coisa. Logo, invista em móveis de qualidade, de preferência com um design mais simples, com linhas retas.

Confira, também: Dicas para arrumar uma sala pequena com harmonia e bom gosto
Cores
De maneira geral, os tons mais sóbrios são a tendência da decoração minimalista. Branco, cinza e bege são cores coringas, ou seja, vão bem com diversos tipos de composição. Outrossim, eles passam essa sensação de amplitude, dando a aparência de ambientes maiores e limpos.

Porém, se você é do tipo que curte uma cor mais vibrante, não precisa se desesperar. É possível incorporar tons mais coloridos em pequenos objetos pela casa, ou então, escolher um elemento, como uma parede ou móvel para aquele tom mais interessante.
Materiais
Alguns materiais são ótimos aliados do minimalismo. A madeira, por exemplo, é o revestimento perfeito para trazer maior aconchego aos ambientes. Ademais, o vidro é excelente como composição de paredes, janelas e portas, para um efeito mais “clean”. A iluminação natural criada aqui também traz mais leveza ao local.

Você também pode apostar em texturas, seja em elementos da estrutura do seu espaço ou nos objetos. Portanto, segundo a redação do site Terra, em 16 de maio de 2018, mantas, tapetes e almofadas podem dar outra cara para os seus móveis.
Itens de decoração
No que diz respeito ao resto da decoração, é possível brincar com diversos objetos. Mas, lembre-se de evitar muita informação. Assim, os seus maiores aliados aqui serão os quadros e as plantas. Você pode compor o seu ambiente misturando o tamanho das molduras, assim como escolhendo modelos também minimalistas.

Além disso, um pouco de verde em determinados pontos do seu espaço pode trazer um pouco de vida e cor ao seu ambiente. Os vasos das plantas também podem configurar objetos decorativos. Por fim, as luminárias também são belas alternativas para acrescentar ao quarto ou escritório. O segredo é saber exatamente quais elementos vão valorizar ainda mais o que já está pronto no local.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre decoração minimalista, que tal mudar um pouco o ambiente da sua casa ou trabalho com essas dicas?

Leia mais: 5 plantas para decorar apartamento pequeno que exigem poucos cuidados, confira