Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Madeira de reaproveitamento no quintal: confira essas dicas que darão outra cara ao local (Reprodução: Pexels)
Madeira de reaproveitamento no quintal: confira essas dicas que darão outra cara ao local (Reprodução: Pexels)

Madeira de reaproveitamento no quintal: confira essas dicas que darão outra cara ao local

Salvador, 04 de junho de 2022, por Elen Camila — A madeira de reaproveitamento é um item que pode ser utilizado das formas mais variadas. Por isso, é comum encontrarmos itens feitos de madeira em muitos cômodos da casa, como na cozinha ou no quintal. Reaproveitar aquela madeira antiga que veio de algum móvel como um guarda-roupa pode te poupar dinheiro em um item de decoração.

Além de ser uma prática econômica, reaproveitar aquela madeira que sobrou evita que toneladas de madeira sejam descartadas anualmente. Dessa forma, você auxilia o processo global de reciclagem e colabora para um consumo mais consciente. Pensando nisso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te contar o que fazer com a madeira de reaproveitamento no quintal.

Leia mais: Limpar mesa de madeira sem deixar mancha: confira essa mistura caseira que garante eficiência e um brilho final

Madeira de reaproveitamento no quintal: confira essas dicas que darão outra cara ao local (Reprodução: Pexels) Madeira de reaproveitamento no quintal: confira essas dicas que darão outra cara ao local (Reprodução: Pexels)
Como usar madeira de reaproveitamento no quintal?
Para usar a madeira de reaproveitamento, você precisa explorar a sua criatividade. Pensando nisso, em 19 de setembro de 2011, Daniel Cruz publicou no site do G1 abordando dobre o uso da madeira reutilizada e a sua importância para o sistema ecológico.

A madeira de reaproveitamento é aquela que sobra de obras ou de móveis antigos. Mas, você sabe que pode encontrar um melhor destino do que o lixo. Por isso, pensar em móveis novos ou em itens de decoração pode ser uma boa maneira de reaproveitar.

Dessa forma, aposte em móveis. Uma floreira de madeira, por exemplo, pode dar vida para o seu quintal. Você pode utilizar palletes de madeira, ou ainda, fazer um suporte para uma horta vertical. Utilize a madeira para fazer estantes e bancos de madeira. Mas caso opte por fazer bancos, você irá precisar de um pouco mais de esforço e prática com a marcenaria.

Aquelas caixinhas utilizadas em feiras também podem virar um bom expositor de plantas para o seu quintal, talvez você encontre algumas delas livres em feiras e, após tratar e dar uma boa mão de pintura, ela poderá virar um bom item de decoração artesanal.

Veja também: Como fazer criado mudo com caixa de madeira? Ideias criativas para recuperar itens que iriam para o lixo
Como tratar madeira usada
Para reutilizar a madeira é importante que você a trate. Para isso, você precisa remover os acabamentos anteriores, e possíveis itens em sua superfície, como pregos. Depois, lixe a madeira até que a superfície esteja lisa. Se a sua madeira de reaproveitamento estiver bastante danificada, limpe o pó do lixamento e aplique massa para madeira na superfície, a fim de concluir o nivelamento, corrigindo imperfeições e facilitando a pintura.

Em seguida, veja: Como fazer lindas floreiras de madeira? Aprenda da maneira correta com esse guia completo