Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Vazamento do box do banheiro (reprodução Canva Pro)
Vazamento do box do banheiro (reprodução Canva Pro)

Vazamento do box do banheiro; saiba quando e como consertar com silicone

Salvador, 04 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Provavelmente, em algum momento você já se deparou com uma discreta poça de água dentro do seu banheiro, mas não sabia de onde veio. Com certeza a causa é o vazamento do box do banheiro, um problema mais comum do que você imagina. Por se tratar de um ambiente com bastante umidade, o banheiro costuma ter vazamentos constantes.

Todavia, fique tranquilo! É um problema bastante fácil de ser solucionado. Apesar de alguns casos demandarem a presença de profissionais, em outros você pode resolvê-lo sozinho. Portanto, nessa matéria iremos te ensinar como consertar o vazamento do box do banheiro com as melhores dicas. Confira!

Veja agora: Como combater as larvas pretas no banheiro? Use isso e dê um basta imediatamente
Como identificar o problema de vazamento
Quando o vazamento está concentrado na parte inferior, o primeiro sinal é justamente as discretas poças de água que começam a se formar no piso. Além disso, o tapete do banheiro começa a ficar molhado sem motivo aparente também. Já para vazamentos da coligação do box com a parede, você pode ficar atento a manchas, tintura descascando, sinais de mofo e o reajunte saindo com facilidade. Portanto, é essencial que o problema seja identificado com rapidez, de modo que não prejudique estruturas mais complexas.
Como resolver o problema de vazamento do box
Um dos maiores causadores de vazamento de água na estrutura é a vedação malfeita ou já em processo de desgaste. Portanto, de acordo com o site WikiHow, um dos métodos e mais baratos e eficientes para acabar de vez com o problema de vazamento no box é renovar a calafetagem. Esse procedimento consiste no preenchimento das frestas do box, por onde passa a água, com algum material que proporcione a vedação adequada.

Dessa maneira, você precisará retirar toda a calafetagem já existente. Para isso você pode utilizar uma faca para te ajudar na remoção do material antigo, como silicone, por exemplo. Caso haja dificuldade na retirada, utilize um secador para amolecer a substância, facilitando a completa remoção. Após esse processo, limpe bem todos os resíduos e espere secar por, pelo menos, uma noite, isso facilitará a aderência da massa.

Utilize uma fita adesiva para fazer demarcação da área que será aplicada a calafetagem, em média de meio centímetro a partir do vão que será feito. No outro dia, você já poderá aplicar o silicone de forma uniforme em toda a fenda, e pode utilizar o dedo ou uma colher para pressionar o produto, dando um acabamento melhor. Deixe secar a área em que foi aplicado o silicone por pelo menos um dia, deixando a massa curar antes de utilizar o chuveiro.

Não deixe de conferir: Como limpar o banheiro a seco? Economize água e poupe tempo, confira

Vazamento do box do banheiro (reprodução Canva Pro) Vazamento do box do banheiro (reprodução Canva Pro)
Cuidados necessários
Por mais que o vazamento muitas vezes independe de cuidados, podendo acontecer devido à ação da umidade, alguns cuidados podem ajudar a prevenir o problema. Portanto, mantenha sempre a área do box seca, retirando o excesso de água após o banho. Outra medida importante é evitar ranhuras na calafetagem, ou seja, evitar friccionar o silicone com materiais que possam remover pedaços do material. Além disso, de forma a evitar um problema maior, faça um reparo da vedação com silicone sempre que perceber que já está começando a e desgastar. Dessa forma é possível evitar que, de fato, o vazamento aconteça.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido a melhor forma de resolver o vazamento do box do banheiro. Ademais, que você saiba como identificar previamente o problema, e os cuidados para manter a calafetagem conservada.

Acesse também: Veja uma mistura e como limpar a gordura do box de vidro do banheiro

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.