Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Manter o abacate maduro (reprodução Canva Pro)

Como manter o abacate maduro por mais tempo: confira agora e tenha a fruta durante quase todo o ano

Salvador, 05 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. O abacate, de nome científico Persea americana é uma fruta oleaginosa bastante utilizada em diversas receitas. Pode ser consumida in natura, como também em vitaminas, doces, e em pratos salgados como patê e muito mais. Porém, possui tendência a madurecer rapidamente e a oxidar quando é partido. Portanto, existem algumas formas de contornar a situação e manter o abacate maduro por mais tempo.

Dessa forma, reunimos para você em nossa matéria dicas de como manter o abacate maduro por mais tempo, conservando a textura e o sabor. Assim, pegue lápis e papel e comece a anotar todas as estratégias para ter sempre essa fruta oleaginosa disponível em sua casa.

Acesse agora: Como conservar a mandioca descascada? Aprenda já
Congelar o abacate inteiro
Conforme o site WikiHow, esse é o método mais fácil para quem quer manter a fruta em sua integridade. Todavia, pode ser que a fruta fique um pouco diferente em relação ao fresco, mas, seguindo o passo a passo correto, o sabor e a textura se preservam. Comece, então, higienizando o abacate, de modo a retirar toda a sujidade. Após isso, corte o abacate maduro ao meio, embrulhando em um papel alumínio ou um plástico filme e levando cada metade para o congelador.

Após ter as bandas já congeladas, ponha as metades em uma embalagem fechada e ponha uma etiqueta com a data que o fruto foi congelado Assim, para consumir o abacate, coloque-o em temperatura ambiente por uma hora ou aposte em um micro-ondas na função descongelar, ou em uma potência mais baixa, por cerca de 1 minuto.
Congelar o abacate batido
Outra maneira de conservar o abacate maduro é processá-lo em forma de creme. Essa estratégia não preserva o seu formato, mas garante o mesmo sabor. Assim, é ideal para sair do freezer e ser utilizado em receitas como vitaminas ou pastas, por exemplo. Portanto, selecione os abacates maduros e faça o processo de higienização também. Assim, corte o abacate ao meio, separe as metades e retire a casca e o caroço.

Após ter todos os abacates já descascados, bata-os em um processador de alimentos ou no liquidificador, acrescentando uma colher de suco de limão. Se for a sua preferência, você pode amassá-los também com um garfo, caso goste de uma textura mais grosseira. Assim, transfira porções do abacate batido para uma embalagem, deixando um pequeno espaço entre o conteúdo e a tampa. Por fim, não esqueça também de pôr uma etiqueta de identificação com a data do processamento.

Não deixe de ver: Como congelar batata-salsa crua ou cozida: guarde do jeito certo para não perder o sabor

Manter o abacate maduro (reprodução Canva Pro) Manter o abacate maduro (reprodução Canva Pro)
Duvidas sobre o congelamento

Qual a validade do abacate congelado? O abacate pode ficar no congelador por até 6 meses tranquilamente. Afinal, quando guardamos um alimento no freezer, ocorre também o congelamento das bactérias, assim, elas não se proliferam, impedindo o processo de decomposição. Logo, prolonga-se o tempo de vida útil dos alimentos, ou seja, do seu abacate;
O abacate congelado fica amargo? Se manipulado da maneira correta, não. Dessa forma, seja ágil na hora de cortá-los, tanto para conservar em bandas, quanto amassado, garantindo que a fruta não oxide. Outra dica é justamente colocar a colher do suco do limão, ajudando que não ganhe o amargor;
Posso consumir o abacate descongelado por vários dias? Não, pois o recomendado é que após realizar o degelo da oleaginosa, a fruta seja consumida no mesmo dia. Assim, garantindo o melhor sabor possível;
O método de congelamento conserva os nutrientes? Sim! A fruta é rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras e, ainda assim, você vai poder se beneficiar dessa composição. Afinal, o congelamento não promove a perda desses nutrientes, portanto, pode ficar despreocupado.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado com as melhores formas de manter o abacate maduro por mais tempo. Ademais, que você também sane suas dúvidas sobre o método de conservação, passando a adotar essa estratégia e tendo sempre o abacate maduro em casa.

Veja e se surpreenda: Como congelar morangos inteiros? Dicas e truques para não desperdiçar mais a fruta

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.