Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
horta vertical auto irrigável-Foto: Canva Pro
horta vertical auto irrigável-Foto: Canva Pro

Horta vertical auto irrigável: faça a sua em menos de 20 minutos usando apenas materiais recicláveis

Montes Claros, 22 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Não se engane, construir a sua própria horta vertical auto irrigável é bem mais fácil do que parece! Aliás, só é preciso ter alguns materiais recicláveis e boa vontade. Além disso, não é necessário ter um espaço grande, telas, sombrites ou coisa do tipo. Sendo assim, acompanhe e veja como é simples.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e o bem-estar, e isso inclui também a alimentação. Nesse sentido, ter uma horta vertical auto irrigável em casa, é uma excelente ideia. Além do mais, com um sistema de irrigação automatizado, não existe toda aquela trabalheira de ficar regando diariamente. Portanto, está na hora de você construir a sua, não é mesmo?

Veja também: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo
Como fazer uma horta vertical auto irrigável
Antes de aprender como fazer a sua horta é preciso definir qual alimento deseja cultivar. Um boa dica seria iniciar por hortaliças de fácil cultivo, como alface, cebolinha, couve, manjericão, salsinha, etc. Em suma, esses vegetais não exigem solos especiais e manutenção constante.

horta vertical auto irrigável-Foto: Canva Pro horta vertical auto irrigável-Foto: Canva Pro
Como fazer um vaso auto irrigável com garrafas PET
Esta dica está de acordo com um material publicado no site Viva Decora e, após aprender esta etapa, basta replicar para as quantidades de plantas que deseja cultivar. Assim sendo, primeiro meça 12 centímetros da base da garrafa para cima e marque com uma caneta. Em seguida, siga o seguinte passo a passo do Agro Notícias:

Faça um corte para separar o recipiente;
Fure a tampa da garrafa e passe um pedaço de barbante por dentro. O cordão deve medir cerca
de 10 cm e ter um nó em suas extremidades;
Coloque água na parte de baixo, de modo que o gargalo e o barbante fiquem submersos;
Fixe os vasos em uma parede ou coloque-os em uma prateleira.

Saiba mais: Aprenda como plantar aspargo para durar 25 anos: veja como cultivar esses caules macios e nutritivos em seu quintal
Como plantar as hortaliças
Primeiro, você deve preencher a parte em formato de funil com terra vegetal, um pouco de areia e algumas pedrinhas. No entanto, o uso do substrato pronto também é válido. Assim, basta abrir uma cova de 5 cm de profundidade, depositar as sementes e cobrir. Nesse instante, é necessário fazer uma rega.
Quando colocar mais água
Conforme você já notou, o grande segredo desta horta vertical auto irrigável é o barbante, pois ele é o responsável por levar a água até o solo, mantendo-o sempre úmido. Nesse sentido, basta ficar de olho na quantidade do líquido no vaso, e fazer a reposição somente quando necessário.

Você também pode gostar: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.