Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Geladeira parou de gelar? Saiba os motivos por trás desse problema (Reprodução: Pixabay)
Geladeira parou de gelar? Saiba os motivos por trás desse problema (Reprodução: Pixabay)

Geladeira parou de gelar? Saiba os motivos por trás desse problema e veja se é necessário uma assistência técnica

Salvador, 25 de junho de 2022, por Marlon Batista – A geladeira é um eletrodoméstico que é praticamente indispensável no dia a dia. Ela conserva os alimentos por mais tempo através do resfriamento e, quando apresenta problemas nessa função, pode gerar uma dor de cabeça. Assim, se a sua geladeira parou de gelar, nós, do Agro Notícias, vamos te mostrar o que pode estar causando esse problema.

Se a sua geladeira parou de gelar, saiba que pode existir uma série de motivos para esse problema. No entanto, a depender da complexidade do problema, você pode resolvê-lo por conta própria sem necessitar gastar com uma assistência técnica. Dessa forma, continue lendo para entender o que pode estar causar esse defeito no funcionamento da sua geladeira e o que pode ser feito.

Leia também: 5 dicas para diminuir a conta de luz: aparelhos eletrônicos desligados mas na tomada representam 10% do consumo mensal da casa

Geladeira parou de gelar? Saiba os motivos por trás desse problema (Reprodução: Pexels) Geladeira parou de gelar? Saiba os motivos por trás desse problema (Reprodução: Pexels)
O que faz a geladeira parar de gelar?
Por ser um eletrodoméstico com um funcionamento complexo, os problemas por trás da falha no resfriamento podem ser provenientes de diversos fatores. Assim, segundo uma matéria publicada pela equipe da Consul, existem motivos que causam esse problema podendo ser desde uma porta mal fechada até um vazamento de gás. Logo, confira aqui os motivos que podem estar causando esse problema.
Borracha folgada ou desgastada
A borracha é responsável pela vedação e possui uma vida útil, já que ela sofre desgaste ao longo do uso da geladeira. Por isso, é importante não ficar abrindo a porta o tempo todo para evitar que a borracha perca sua eficiência.

Assim, se você observar que a borracha não está boa para o fechamento da porta, esse pode ser o motivo para a falta de resfriamento, pois, com a saída de ar, a geladeira irá gelar menos do que deveria. Desse jeito, você irá precisar comprar uma nova borracha que seja compatível com o modelo da sua geladeira para solucionar o problema.
Problemas com a porta
Uma razão muito comum que diminui a eficiência do resfriamento da geladeira é abrir frequentemente a porta ou deixá-la aberta. Em ambos os casos, a geladeira estará trocando calor com o ambiente externo, o que provoca a alteração em sua temperatura interna e, assim, faz com que ela não gele da forma adequada. Assim, veja se não tem algo impedindo o fechamento da porta da geladeira e evite abri-la todo momento, até mesmo para conservar a borracha de vedação.
Gás esgotado ou vazando
O gás da geladeira pode estar vazando através de buracos ou furos presentes nos tubos localizados na traseira da geladeira que distribuem esse gás para manter a refrigeração. Dessa forma, você precisará verificar se existe a presença de falhas nesses tubos e pedir ajuda técnica para resolver o problema. Ademais, outro problema com o gás e que faz a geladeira parar de gelar é o próprio esgotamento do gás. Assim, necessita-se realizar a troca do gás de geladeira.
Motor defeituoso
Uma falha técnica que pode comprometer não só o resfriamento, mas todo o funcionamento geral da geladeira é o motor estando quebrado. Contudo, o motor pode apresentar diferentes problemas, ou ter parado de funcionar por completo. Por isso, esse problema é mais grave e precisa de um suporte técnico para identificar e solucionar o problema.
Problema na placa térmica
A placa térmica da geladeira é basicamente um recurso que auxilia no resfriamento e derretimento do gelo. Caso essa placa apresente defeito, ela pode causar um problema que dificulta a troca de calor da geladeira com o ambiente.

Leia também: É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma
O que fazer se a geladeira parou de gelar?
Para isso, é importante identificar o nível do problema que está acarretando o problema no resfriamento na geladeira. Caso seja uma causa mais básica como problemas com a porta, mau contato com a tomada e programação de temperatura, você poderá solucionar esse problema sem tantas preocupações.

No entanto, caso o problema seja mais complexo, como vazamento de gás, defeitos com o motor e outros aparatos técnicos da geladeira, é necessário contratar ajuda profissional, ou seja, um suporte técnico.

Além disso, ao ver que a geladeira parou de gelar, você irá precisar retirar e colocar os alimentos para outro local de resfriamento, como um freezer, cooler ou outra geladeira. Quanto antes você fizer isso, maiores são as chances de se evitar o estrago dos alimentos. Logo, é importante que você procure ajuda profissional ou resolva esse problema em casa o mais cedo possível.

Não perca: Como limpar as grades do fogão muito engordurada? Prático, baratinho e rápido!

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.