Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!

Orquídeas fáceis de cuidar para iniciantes na jardinagem; veja e comece da maneira certa

Salvador, 23 de junho de 2022, por Janaina Brito – As orquídeas compreendem uma espécie de planta que é capaz de ganhar o coração de qualquer um. Porém, a fama de cultivo difícil faz com que muitas pessoas desistam de mantê-las em casa, acreditando que pouco tempo depois elas morrerão.

No entanto, o que muita gente esquece é que as Orchidaceae possuem grande variedade e que algumas dessas plantas podem ser ideais se você é iniciante no assunto. Desse modo, confira aqui, no Agro Notícias, as espécies de orquídeas mais simples de cultivar e não deixe de trazer beleza ao lar com essas lindas flores.

Veja, a seguir: 2 motivos que as orquídeas abortam as flores: faça essas mudanças para resolver

Orquídeas (Fonte: Pexels) Orquídeas (Fonte: Pexels)
Orquídeas fáceis de cuidar
De maneira geral, as orquídeas são plantas resistentes e que precisam de ventilação e sol para florescerem; algumas espécies mais do que outras. Assim, segundo a equipe do site Ecycle, elas podem dar flores três vezes ao ano, com duração de até três meses em cada floração.

Para isso, demandam cuidados com suas raízes, o que engloba adubação orgânica, um substrato bem drenado e regas bem equilibradas, para não comprometer a saúde da espécie. Além disso, bastante sol é o que mantém a planta sempre bonita e, seguindo todas essas orientações, fica mais difícil deixá-la morrer.
Vanda teres
Diferentemente da sua prima híbrida, essa espécie é bem mais fácil de cuidar. Além de florescer o ano todo, necessita apenas de bastante sol. Ademais, é resistente à maresia, o que a torna uma ótima opção para cidades litorâneas. Se você busca uma orquídea de grande porte, essa pode chegar até 2 metros de altura, mesmo sendo uma planta de chão.

Leia mais: O vaso para plantar orquídea é um dos primeiros itens a se observar para o cultivo saudável da flor; saiba escolhê-lo
Orquídea-grapete
De acordo com Carol Costa, em matéria para o portal UOL, em 02 de maio de 2020, essa orquídea sobrevive muito bem à meia sombra, na qual o solzinho fraco da manhã ou final da tarde é suficiente para a sua manutenção. As flores roxas com cheiro de uva compõem muito bem qualquer jardim junto com as suas folhas verdes e largas.
Chuva-de-ouro
A versão amarela dessa planta é mais fácil de manter, mas, todas conseguem crescer sem muita dificuldade em qualquer canto ensolarado. Além disso, apesar de ser uma trepadeira, a chuva-de-ouro se adapta muito bem em vasos e é bastante resistente ao sol e ao vento, sendo uma das espécies menos difíceis de matar.
Baunilha
Essa espécie já é do tipo trepadeira. No caso da baunilha, não é necessário muitas horas de sol para que ela fique bonita. Assim, a luminosidade fraca do início da manhã já é suficiente para que, depois de um tempo, ela comece a florir. Outrossim, entre as orquídeas, ela também é capaz de produzir vagens comestíveis após polinização.

Confira, também: Cinco coisas que arruínam suas orquídeas; não cometa mais