Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!

Cinco coisas que arruínam suas orquídeas; não cometa mais

São Paulo, 28 de maio, por Camila Adário- As orquídeas são plantas belíssimas e coloridas que enfeitam o jardim de muita gente. Entretanto, essas plantas necessitam de alguns cuidados para o seu pleno desenvolvimento. Por isso, hoje, o Agro Notícias, irá te ensinar cinco coisas que arruínam suas orquídeas.

De acordo com o site Uol, em 24 de setembro de 2021, por Stephanie Calazans, mesmo sendo plantas com flores belas e chamativas, as orquídeas nem sempre florescem facilmente. Para que isso ocorra com mais regularidade, elas precisam de alguns cuidados especiais e alguns erros que arruínam suas orquídeas precisam ser evitados.

Desse modo, leia também: Qual momento ideal para adubar orquídeas? Não erre mais na hora da aplicação, saiba mais

Cinco coisas que arruínam suas orquídeas; não cometa mais- Fonte: PixabayCinco coisas que arruínam suas orquídeas; não cometa mais- Fonte: Pixabay
5 coisas que arruínam suas orquídeas
Por ser uma planta delicada e com algumas necessidades especiais no seu cultivo, as orquídeas podem não florescer se algumas medidas incorretas forem empregadas. Desse modo, para um pleno desenvolvimento dessa espécie, confira agora quais fatores evitar no plantio e cuidado.
1. Falta de espaço para o crescimento
Um erro muito comum cometido no plantio das orquídeas é o acomodamento irregular da muda no vaso. Desse modo, o tamanho do vaso deve ser escolhido de modo há acomodar as raízes em crescimento, sempre pensando em um espaço em sobra. Desse modo, evita-se o replante, minimizando os danos.
2. Não fixar a planta no vaso
Para que a planta obtenha a água e os nutrientes advindos do solo, é necessário uma boa fixação da muda no solo. Isso porque, caso a planta não se fixe de modo adequado, ela ficará com uma deficiência no recebimento dos nutriente. Além disso, ventos e pequenos animais podem causar a movimentação da orquídea no vaso e, com isso, danificar as raízes. Se necessário, use algo para fixá-la, como um palito de churrasco.

Nesse hiato, confira: Orquídeas com folhas amareladas? Veja como resgatar sua planta a tempo
3. Plantar orquídeas terrestres apenas na terra
O problema desse erro não é realmente que seja errado plantar na terra, porém o que a maioria das pessoas desconhece é que, dependendo da terra, com o tempo, ao invés de bem, isso fará mal às plantas. Isso porque, com o tempo, a maioria das terras se compacta. Assim, se as raízes não estiverem e não forem fortes o suficiente, a terra compactada acabará sufocando-as, pois não haverá a distribuição correta de água. Desse modo, tente sempre dar maior aeração ao substrato, misturando um pouco de casca de pinus, ou carvão vegetal.
4. Adubar com exagero
Os adubos e fertilizantes são ótimos para enriquecê-las com nutrientes, sejam eles orgânicos, prontos para usar ou feitos em casa. Mas, é importante dosar o fertilizante na hora de aplicar nas orquídeas. Assim, deixe para aplicar os fertilizantes uma vez por mês. Essa quantidade é o suficiente para as orquídeas absorverem os minerais e ficarem saudáveis.
5. Não deixe acumular água
Um erro muito comum é regar demais as orquídeas e deixam a água acumular. As orquídeas adoram uma boa rega, mas a água precisa ter uma boa drenagem no vaso. Caso isso não ocorra, haverá o apodrecimento das raízes, que causará a posterior morte da planta.

Agora você já sabe quais são os cinco coisas que arruínam suas orquídeas e atrapalham o desenvolvimento e o crescimento da sua muda. Desse modo, aplique essas dicas na sua casa e tenha um resultado maravilhoso.

Saiba mais: Orquídea Vanda com raízes secas; veja como recuperar sua planta em poucos passos

Desde pequena apaixonada por livros, a arte da escrita entrou de vez na minha vida durante o período preparatório para o curso de medicina. Hoje, sendo difícil se manter longe dos textos, escrevo para o ÉmaisMT.