Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Você sabia que o pequi é rico em ferro e por isso um grande aliado do combate à anemia? Descubra esse e outros benefícios - Reprodução: Canva Pro
Você sabia que o pequi é rico em ferro e por isso um grande aliado do combate à anemia? Descubra esse e outros benefícios - Reprodução: Canva Pro

Você sabia que o pequi é rico em ferro e, por isso, um grande aliado do combate à anemia? Descubra esse e outros benefícios

São João do Paraíso, 29 de maio de 2022, por Ana Meireles – Você sabia que o pequi é rico em ferro e outros nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo? Caso você não saiba, hoje, é uma boa oportunidade para aprender. Pois, o Agro Notícias, separou informações importantes para te apresentar. Nesse sentido, vale a pena continuar por aqui e conhecer todos os benefícios que esse alimento pode oferecer.

A propósito, o pequi, ou Caryocar brasiliense, é um fruto nativo do cerrado brasileiro. Devido sua polpa saborosa, carnuda e suculenta é muito utilizado para acompanhar pratos como galinhada e outras receitas. Além disso, suas castanhas podem ser utilizadas tanto in natura quanto na produção de óleo medicinal e produtos de beleza. Mas, suas vantagens vão muito além disso, uma vez que o pequi é rico em ferro e, por isso, é um ótimo ajudante para melhorar o quadro anêmico.

Ademais, fique sabendo: Acelga vai além de ser uma boa hortaliça para a salada: contém diversos benefícios, saiba mais

Você sabia que o pequi é rico em ferro e por isso um grande aliado do combate à anemia? Descubra esse e outros benefícios - Reprodução: Canva Pro Você sabia que o pequi é rico em ferro e por isso um grande aliado do combate à anemia? Descubra esse e outros benefícios – Reprodução: Canva Pro
Quais as vitaminas que o pequi tem?
A princípio, além do ferro, ele possui magnésio, fósforo, carotenoides, vitaminas A, E, B e C. Do mesmo modo, é depósito de grande quantidade de fibras. Por conseguinte, auxilia no combate de problemas intestinais e ajuda eliminar os gases e toxinas.

Veja também: Posso tomar chá de graviola todos os dias? Benefícios e malefícios dessa bebida natural, confira
Benefícios
Conforme o exposto, esse alimento possui compostos que melhoram a saúde como um todo. Por exemplo, a presença de vitamina A contribui com a saúde dos olhos. Bem como, os antioxidantes que atuam na prevenção de doenças e combatem o envelhecimento precoce. Ademais, o óleo da polpa do pequi é excelente e contribui para controlar os triglicerídeos e colesterol ruim (LDL). Dessa forma, protege a saúde do coração.
Pequi é rico em ferro, mas o que acontece se comer muito?
Do mesmo modo que o pequi é rico em ferro, ele também é fonte de grande teor de gorduras. Sabendo disso, não se recomenda consumi-lo em excesso, já que aumenta a possibilidade de doenças cardíacas. Porém, esse resultado só se aplica para dietas exageradas e associadas a outras fontes de gordura, conforme explica a nutróloga Marcella Garcez para Cecilia Fellipe Nery, em colaboração para o Viva Bem do Uol, em artigo de em 06 de outubro de 2020.

Antes de você sair, saiba mais: 5 motivos para tomar suco de abobrinha com mais frequência; benefícios e como fazer

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.