Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar manacá da serra-Foto: Canva Pro
como plantar manacá da serra-Foto: Canva Pro

Aprenda como plantar manacá da serra no vaso e na terra em 4 passos simples: dessa vez você consegue!

Montes Claros, 18 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- O manacá é uma planta nativa do Brasil, muito utilizada no paisagismo urbano. Isso se deve ao fato de suas raízes não danificarem calçadas e muros, como acontece com outras árvores. Dito isso, veja como plantar manacá da serra para deixar o seu quintal ou jardim ainda mais bonito.

Sabia que tem como plantar manacá da serra em vaso? Sim, a planta consegue se desenvolver muito bem em um recipiente adequado. O bom disso é que você pode realocar o vegetal sempre que quiser criar uma nova ornamentação. Contudo, o cultivo no chão também é viável e extremamente fácil. Veja os dois casos!

Veja também: Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo
Veja como plantar manacá da serra
Dependendo da região, o manacá da serra é conhecido como jacatirão, cuipeúna e manacá-da-serra-anão. Ele produz flores brancas que alteram a coloração até atingirem um tom lilás. Se cultivada diretamente no solo, a planta pode chegar aos 12 metros de altura e 5 de diâmetro. Entretanto, isso pode demorar alguns anos.

como plantar manacá da serra-Foto: Canva Pro como plantar manacá da serra-Foto: Canva Pro
Passo 1: Como escolher uma muda para o plantio
Segundo um artigo publicado por Ana no site VivaDecora, em 5 de abril de 2019, o primeiro passo para plantar o jacatirão é escolher uma muda que não seja de viveiros climatizados. Em suma, a redatora explica que isso pode causar a morte da planta, ao entrar em contato com o sol pleno.

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Passo 2: Preparando o solo
Primeiro, escolha um local com sol direto ou bem iluminado. Em seguida, faça uma mistura com terra vegetal, húmus de minhoca, esterco de gado, areia e casca de pinus. Desse modo, o seu solo será rico em nutrientes e fácil de drenar. O Agro Notícias ressalta que Isso vale para o cultivo em vaso também.
Passo 3: Plantando a muda
No caso do plantio em vaso, coloque pedrita, britas ou argila expandida no fundo, antes de preenchê-lo com a terra. Isso é para facilitar o escoamento de água. Depois, enterre o torrão da muda e faça uma rega. Para plantar diretamente no chão, primeiro remova galhos, raízes e sujeira do local. Em seguida, fofe o solo, misture-o com a terra preparada e faça o plantio.
Passo 4: O manacá da serra deve ser regado diariamente?
A rega é um passo extremamente importante dessas dicas de como plantar manacá da serra, pois é nesse ponto que muitas pessoas erram. Sendo assim, faça uma irrigação diária somente para manter o solo úmido, não é preciso encharcar a terra! Durante os meses mais frios, reduza a rega para 3 vezes por semana. Por fim, após alguns meses, a planta irá florescer e você terá um lindo jardim de manacás da serra.

Você também pode gostar: Quer cultivar a planta chifre-de-cervo e não sabe por onde começar? Aprenda como cuidar dessa samambaia em seu apartamento ou em casa

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.