Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pintar canecas (Fonte: Pexels)
Pintar canecas (Fonte: Pexels)

O que usar para pintar canecas? Veja quais tintas fixam melhor e como fazer essa tarefa

Salvador, 27 de maio de 2022, por Janaina Brito – Canecas são um vício para muita gente. Apesar de possuírem a utilidade prática de servir bebidas como cafés e chás, várias pessoas também fazem delas belos itens de decoração. Assim, nada melhor do que uma peça personalizada na sua estante. Mas, como pintar canecas?

Existem muitas dúvidas quanto aos materiais necessários para essa tarefa – no caso das tintas – assim como sobre o passo a passo do processo. Porém, você não precisa se preocupar. Pintar canecas, além de ser simples, é bastante terapêutico e você confere tudo sobre isso agora no Agro Noticias.

Você também pode gostar: Como pintar azulejo de banheiro; passo a passo descomplicado para deixá-lo novinho em folha

Pintar canecas (Fonte: Pexels) Pintar canecas (Fonte: Pexels)
O que precisa para pintar canecas de porcelana?
Para realizar essa tarefa, a chave principal é a tinta. Existem tintas específicas para a pintura profissional de porcelana. Porém, elas demandam queima em fornos industriais com altas temperaturas. Mas, não precisa desistir de deixar a sua caneca personalizada.

Hoje em dia, várias marcas produzem tintas e canetas para fornos caseiros. Dessa forma, você pode buscar no mercado por Pebeo, Talens, Lukas, Acrilex e Decorfix, que produzem bons produtos. Então, se você está em busca de um acabamento bem profissional, invista nessas tintas.

Contudo, segundo a equipe do site wikiHow, é possível utilizar até mesmo tinta acrílica para a pintura das canecas. Lembrando que as peças pintadas não devem ser de uso contínuo, para preservar ao máximo a arte feita.

Confira, a seguir: Venha aprender como pintar paletes para jardim com essas dicas
Passo a passo
Primeiramente, comece preparando o local onde você fará a pintura. Nesse sentido, forre-o com jornal ou algum outro tipo de proteção para não fazer muita sujeira. Em seguida, separe os materiais necessários:

Tintas da sua preferência;
Pincéis;
Água;
Lápis;
Álcool;
Cotonetes.

O primeiro passo é lavar a sua caneca e higienizá-la com um pano embebido em álcool. Depois, faça um esboço do que você quer pintar com um lápis. O grafite é ideal para isso, visto que pode ser facilmente apagado durante o processo. Além disso, para fazer linhas retas, invista em fita crepe durante a criação do desenho.

Em seguida, comece a pintar a caneca. Faça camadas finas de tinta até pigmentar da maneira que você preferir. Lembre-se de usar diferentes pincéis e de lavá-los com água. Assim, será mais fácil não se atrapalhar com as cores. É interessante usar, ao final, uma última camada de tinta acrílica transparente, para dar mais brilho e beleza ao trabalho.

Com tudo feito, deixe a caneca em repouso ao ar livre por, no mínimo, 24h, até a pintura secar completamente. Após esse período, você pode utilizar um cotonete molhado em álcool para fazer correções e dar um melhor acabamento à pintura. Para pinturas com caneta, prossiga da mesma forma.
Como fixar a tinta
Para manter a tinta no lugar, é necessário levar a caneca ao aquecimento. Logo, coloque-a no forno a 180° sobre uma assadeira por cerca de 35 minutos. Após isso, deixe esfriar e lave a caneca à mão utilizando água morna e detergente neutro. Pronto, sua peça personalizada já estará pronta. Agora que você aprendeu como pintar canecas, é só encher a sua estante com esses lindos itens.

Leia mais: Quer repaginar a pintura da sua casa? Faça você mesmo e não gaste com mão de obra, veja como