Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Suculentas (reprodução Canva Pro)
Suculentas (reprodução Canva Pro)

Suculentas para área interna estão cada vez mais em alta; veja algumas ótimas opções para decorar cômodos da casa

Salvador, 20 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – As plantas, no geral, são uma das primeiras escolhas feitas para a decoração de ambientes internos. Elas trazem beleza, harmonizam e arborizam o ambiente, criando um espaço verde para o local. Dentre as infinitas espécies que existem, as suculentas cumprem um ótimo papel ornamental. São plantas que, no geral, possuem folhas grossas devido ao acúmulo de água, podem florescer, são resistentes e com uma beleza única.

Assim, para quem busca decorar espaços, sejam salas, escritórios, cozinha e até mesmo banheiros, as suculentas são ideais. Portanto, reunimos para você tipos de suculentas e a forma correta de cuidá-las, de modo que possam se desenvolver bem, trazendo beleza ao ambiente. Ademais, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro de como apostar nessa linda espécie para decorar os cômodos da casa.

Confira já: Planta mini calandiva, linda e fácil de cuidar: aprenda como cultivar essa suculenta em qualquer ambiente
Rosa-de-pedra
A Echeveria também conhecida por rosa-de-pedra é um dos tipos de suculenta mais popular e que as pessoas mais buscam nas floriculturas. Suas folhas sem unem lado a lado em uma espécie de mandala e tomando a aparência de uma flor. Portanto, de acordo com Vanessa D’amaro, em 26 de fevereiro de 2021, em colaboração com o site Globo, a rosa-de-pedra é uma espécie ideal para decorar qualquer cômodo da casa.

Para cuidar dessa suculenta o processo é bem simples. Para isso, mantenha-a em exposição aos raios solares, preferencialmente nos primeiros raios de sol da manhã e os do final da tarde. Apesar de gostarem de bastante sol, o excesso pode queimar suas folhas, assim, monitore a iluminação. Ademais, regue-a o suficiente para manter o solo úmido, mas, evite encharcar, pois o excesso pode levar ao apodrecimento das raízes.
Dedo-de-moça
A Sedum rubrotinctum, também chamada dedo-de-moça, é uma suculenta e uma ótima opção para pôr em pequenos vasos decorando estantes, prateleiras e cabeceiras de cama. São espécies com folhas cilíndricas com as pontas afuniladas, se apresentam na coloração verde mas, devido à exposição ao sol, podem se tornar avermelhadas em um degradê.

É uma das suculentas mais resistentes e de fácil cuidado. Ao longo do tempo, com o desenvolvimento, seus galhos se projetam para fora do vaso, criando lindos cachos. Elas gostam de bastante iluminação, porém, com sol leve e sombra parcial, com pelo menos 4 horas diárias de exposição. As regas não são frequentes, sendo necessário molhá-las apenas com a necessidade, uma vez que elas retêm bastante umidade.

Acesse também: A beleza rústica da aloe juvenna: saiba mais sobre essa suculenta que não te decepcionará

Suculentas (reprodução Canva Pro) Suculentas (reprodução Canva Pro)
Planta fantasma
Graptopetalum paraguayense, também chamada popularmente por planta fantasma, é uma espécie de suculenta com uma belaza exuberante. Como as echevérias, essa suculenta também tem folhas laminadas que ganham a aparência de flores. Ademais, ela tem a habilidade de mudança de tonalidade, podendo se tornar amarela-rosada em contato direto com o sol e azul-esverdeada em meia sombra.

Dessa maneira, em relação à iluminação, tudo vai depender de como você deseja que as folhas da sua suculenta se aparentem, escolhendo, assim, se quer contato pleno ou não com raios de sol. Ademais, como todos os tipos de suculentas, não exagere na irrigação, pois isso pode prejudicar a saúde de suas raízes, além de diminuir a quantidade de regas durante o inverno.
Colar de pérolas
Essas suculentas são ótimas opções para aqueles que querem montar um lindo jardim vertical suspenso. A Enecio rowleyanus, também chamada colar de pérolas ou rosário, é chamada assim pois suas folhas aparentam pequenas pérolas unidas em forma de colar, ou um terço. Assim, são ideais de serem cultivadas em vasos suspensos, uma vez que suas hastes se projetam em direção ao solo, podendo até mesmo chegar até um metro de comprimento.

Seus cuidados diferem um pouco das demais espécies. A colar de pérolas não pede muitas horas de exposição direta ao sol, assim, mantenha-a poucas horas em luz mais amena. Ademais, ao contrário das outras espécies, essa suculenta gosta de água, assim, realize regas com um pouco mais de frequência, porém evitando que o solo fique encharcado.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado com as melhores e mais lindas espécies de suculentas para ornamentar os cômodos da sua casa. Além disso, que você também saiba os cuidados essenciais para que esse gênero de planta possam se desenvolver e criar uma linda decoração.

Veja já: Como cuidar de suculentas? Aprenda rapidamente com esse guia prático

 

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.