Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
O nome planta-tapete não é atoa: conheça melhor essa espécie e saiba como decorar ambientes com ela - Foto: Canva
O nome planta-tapete não é atoa: conheça melhor essa espécie e saiba como decorar ambientes com ela - Foto: Canva

O nome planta-tapete não é atoa: conheça melhor essa espécie e saiba como decorar ambientes com ela

Quatis, 06 de junho de 2022, por Denise Bamonte – Com certeza você já deve ter visto uma planta-tapete em algum lugar do país. Com uma textura felpuda, folhas em um tom de verde bem intenso e flores coloridas, essa espécie é puro charme.

Típica do nosso continente, a planta-tapete é muito popular em vários países da América do Sul, nas regiões mais tropicais. Por isso, hoje, no Agro Notícias, conheceremos essa espécie em profundidade.

Veja também: Três plantas para banheiro muito usadas por paisagistas; mude a cara do ambiente

O nome planta-tapete não é atoa: conheça melhor essa espécie e saiba como decorar ambientes com ela - Foto: Canva O nome planta-tapete não é atoa: conheça melhor essa espécie e saiba como decorar ambientes com ela – Foto: Canva
Como cuidar de uma planta tapete?
A planta mais conhecida como Tapete da Rainha, pertence à família Gesneriaceae e seu nome científico é Episcia cupreata. De acordo com uma matéria do site Gazeta do povo, feita por Maria Coelho em 25 de outubro de 2020, é uma planta que não requer de grandes cuidados para se desenvolver.

Pode ser encontrada em varias cores, sendo que a versão mais popular tem as flores vermelhas e as folhagens vão de um verde mais escuro ao mais claro. É muito vista em países como Venezuela, Colômbia e no Brasil, nas regiões mais quentes do país. No sul é mais difícil de achar, no entanto poderia ser cultivada com alguns cuidados a mais.

Em relação às regas, essa planta gosta de bastante umidade, então é importante manter o solo molhado (com cuidado para não exagerar). Além disso, outra questão fundamental para o crescimento saudável é uma adubação rica em fósforo.

Esse mineral é recomendado para garantir uma bela floração nas plantas e deve ser aplicado a cada seis meses. Aproveite a hora da adubação para conferir como estão as raízes e transplantá-la caso for preciso. Nesse sentido, opte por um vaso com o dobro do tamanho para dar o espaço que a planta precisa para crescer a vontade.

Leia: Vamos deixar o home office mais aconchegante? Veja essas três plantas que vão ajudar nessa tarefa
Para que serve a planta-tapete
Essa espécie tende a não crescer muito em altura e sim horizontalmente. Por esse motivo é a opção perfeita para quintais mais amplos. Também é muito utilizada em ambientes internos, deixando-a suspensa nas paredes com o tapete caindo.

Agora que você já conhece planta-tapete, que tal incorporá-la no seu quintal deixando-o ainda mais belo? Por fim, aproveite para compartilhar esta matéria com os conhecidos amantes de plantas diferentes.

Confira também: Horta medicinal: confira 5 ervas repletas de benefícios para plantar em vasos