Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba se é possível plantar framboesa no Brasil, e veja as diferenças dela para a amora (Reprodução: Pexels)
Saiba se é possível plantar framboesa no Brasil, e veja as diferenças dela para a amora (Reprodução: Pexels)

Saiba se é possível plantar framboesa no Brasil, e veja as diferenças dela para a amora

Salvador, 30 de maio de 2022, por Elen Camila — As frutas são um alimento querido pela maioria das pessoas. Entre as frutas mais conhecidas, como a banana e a maçã, outras frutas que não são típicas da vegetação brasileira também estão ficando famosas, a framboesa é um bom exemplo disso. Pensando nisso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te ensinar como plantar framboesa.

A framboesa é uma frutinha típica do continente asiático e costuma aparecer em países de clima temperado, por isso não se encontra comumente no Brasil, onde o clima é tropical. Para que a planta cresça com bom desenvolvimento é necessário que o clima esteja na faixa de 7ºC por, no mínimo, 700 horas por ano. Por isso, plantar framboesa pode se tornar uma tarefa difícil para brasileiros.

Leia mais: Como cultivar framboesa no quintal? Aprenda com esse passo a passo super fácil

Saiba se é possível plantar framboesa no Brasil, e veja as diferenças dela para a amora (Reprodução: Pexels) Saiba se é possível plantar framboesa no Brasil, e veja as diferenças dela para a amora (Reprodução: Pexels)
Onde posso plantar pé de framboesa?
A framboeseira cresce de maneira rasteira, então, para o seu plantio é necessário um bom espaço no seu quintal. Deve-se plantar a framboesa em locais frios, por isso, se você residir em um local que possui temperaturas entre 7ºC, mesmo que somente no inverno, a sua framboeseira possui mais chances de se desenvolver bem. A framboeseira nasce de uma planta arbustiva, de caule ereto e ramos com muitos espinhos, mas podem ser facilmente retirados.
Como plantar framboesa?
Visando o aumento crescente de interesse brasileiro pelo plantio da framboesa, em 20 de abril de 2018, João Mathias publicou uma matéria no site do Globo Rural abordando sobre como plantar essa frutinha saborosa. A colheita da framboesa ocorre entre novembro, abril e dezembro, por isso, é recomendado que se comece o cultivo da framboesa em setembro, seguindo o passo a passo:

Inicie o cultivo quando as mudas atingirem em torno de 50cm;
Após a primeira poda, retire as primeiras estacas para um novo plantio. É importante que as estacas possuam de 15 a 20 centímetros de comprimento, colocadas em feixes e enterradas em locais sombreados e úmidos entre os meses de maio a julho;
Deixe um espaçamento entre as plantas, de cerca de 0,30 metro e, entre as linhas, de dois a 2,5 metros. Na adubação, aplique três litros de esterco de curral curtido e 40 gramas de superfosfato simples por cova;
Para a espaldeira, por ser uma planta rasteira, amarre um fio de arame passando a 1,20m de altura;
No arame, amarre o ramo principal com a ajuda de um barbante ou cordão;
É importante analisar o seu solo, a framboeseira se adapta a solos ricos em matéria orgânica e de pH entre 5,0 e 5,5 e sem excesso de umidade. Por isso, escolha um bom adubo;
As framboesas começarão a aparecer após cerca de um ano e meio.

Veja também: Afinal, touca de cetim funciona? Veja qual a finalidade desse acessório
Qual a diferença entre amora e framboesa?
Para plantar framboesa, é importante identificar bem quais são os seus frutos. A framboesa é comumente confundida com a amora-preta, por possuírem características bastante semelhantes. Contudo, a framboesa possui fruto oco e pode ser amarela, vermelha ou preta. Já a amora possui uma polpa interna. Além disso, a framboesa possui maior aroma e acidez, enquanto a amora é mais doce e de sabor mais delicado.

Em seguida, veja: Conheça a conserva de queijo no azeite: surpreenda seus convidados com esse saboroso aperitivo