Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar mandioca (reprodução Canva Pro)
Plantar mandioca (reprodução Canva Pro)

Plantar mandioca agora ficou muito mais fácil; Veja o guia completo para cultivar a raiz

Salvador, 5 de julho de 2022, por Raíly Fortunato-  Mandioca, maniva, macaxeira, aipim: essas são as diversas denominações dadas à Manihot esculenta ,dependendo da região em que se encontra.  A mandioca é uma espécie arbustiva, lenhosa e perene de grande importância comercial.  Suas raízes são do tipo tuberosas, com formato cilíndrico, e tecido branco rico em amido, que é a parte comestível da planta. Dessa maneira, pode ser consumida cozida ou frita, como acompanhamento de pratos ou na preparação de bolos, caldos e muito mais. Mas, você sabe como plantar mandioca?

Reunimos para você um guia completo de como plantar mandioca em casa de forma prática e eficiente. Assim, continue conosco e acompanhe como realizar a escolha das manivas, as condições ideais para o cultivo, como realizar o plantio e a época ideal para colheita.

Escolha das manivas

Para haver sucesso no plantio da mandioca, é necessário fazer uma boa escolha das manivas, também chamadas ramas ou rebolos. Primeiramente, é preciso cortar pedaços da haste com mais ou menos 20 cm de comprimento. Assim, elas precisam ter entre 4 a 7  gemas em bom estado, com aproximadamente 2 cm de diâmetro e serem originárias de plantas sadias, com idades de 10 a 14 meses.

Entretanto, atente-se! Existem dois tipos de mandioca; a brava e a mansa. E, somente uma delas tem seu cultivo recomendado em casa. A mandioca-brava contém uma maior concentração de ácido cianídrico que pode gerar intoxicações. Logo, recomenda-se o uso somente em indústrias. A mansa, por sua vez, tem seu consumo feito sem processos difíceis; variedade essa encontrada nas feiras e supermercados.

Clima e solo

A espécie originária da América do Sul é adepta às temperaturas mais elevadas, que variam entre 20 a 27 °C. Por sua vez, o plantio da mandioca realizado em climas mais amenos, reduz a brotação e diminuir a taxa de desenvolvimento das folhas. Ademais, recomenda-se fazer o plantio no início de do período chuvoso, pois o calor e a umidade favorecem o enraizamento das raízes da mandioca.

O solo para o plantio do tubérculo necessita ser de textura arenosa, além disso, é preciso ser de boa drenagem, promovendo o escoamento da água. Não apenas, o solo também deve ser rico em nutrientes, ou seja, ter um bom substrato nutritivo.  A mandioca são aliadas dos  adubos de origem orgânica, como a compostagem, esterco curtidos, tortas de mamona, adubação verde, por exemplo.

Plantar mandioca (reprodução Canva Pro)
Plantar mandioca (reprodução Canva Pro)

Como realizar o plantio

Inicie o plantio da mandioca fazendo covas de 25 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade e 60 cm entre as plantas. Além disso, as manivas  necessitam possuir 2,5 cm de comprimento. O passo mais importante do plantio da mandioca é saber posicionar as manivas. Assim, coloque-as na vertical, ou seja, em pé, o que facilitará posteriormente  processo de colheita. Por fim, finalize apenas cobrindo com uma fina camada de terra e regue regularmente o substrato.

Colheita

A peça chave para ter um desenvolvimento satisfatório da mandioca é a paciência. Dessa maneira, realiza-se a colheita geralmente após um ano do plantio das manivas. Apesar de alguns casos ser possível colher a raiz após 8 meses, é necessário verificar o diâmetro das raízes, observado se já possuem três centímetros de diâmetro.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido tudo o que é necessário para plantar mandioca de forma eficiente. Assim, você poderá ter acesso ao produto diretamente de sua casa, podendo usufruir de todos os benefícios e utilidades da raiz sul-americana.

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.