Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas em casa (Fonte: iStock)
Plantas em casa (Fonte: iStock)

Ter plantas em casa ajuda a combater a tristeza: confira esses e outros benefícios de ter seu jardim

Salvador, 03 de junho de 2022, por Janaina Brito – Criar plantas pode ser uma atividade com múltiplos objetivos. A jardinagem é capaz de proporcionar maior beleza para qualquer ambiente, além de ser um passatempo para quem pratica. Porém, sabia que ter plantas em casa pode, inclusive, melhorar o seu humor e suas emoções?

Alguns estudiosos enxergam as plantas muito mais do que apenas itens de decoração ou como meios para se obter algum alimento. Assim, elas podem trazer boas energias e serem aliadas na hora de lidar com sentimentos negativos. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, como as plantas em casa podem melhorar a sua vida e em quais espécies investir.

Veja também: Vamos deixar o home office mais aconchegante? Veja essas três plantas que vão ajudar nessa tarefa

Plantas em casa (Fonte: iStock) Plantas em casa (Fonte: iStock)
Benefícios das plantas para o humor
A maior parte das plantas cultivadas em casa estão a serviço da decoração ou são capazes de fornecer algum produto para o consumo, como o plantio de espécies para a horta, por exemplo. Essas são as vantagens mais comuns no cultivo desses vegetais. Contudo, ter plantas em casa pode ir muito além disso.

Segundo Ana Eliza Faria em colaboração com o site UOL, em 10 de maio de 2016, a fitoenergética é um campo de estudo que prega uma terapia utilizando o campo energético das plantas. Dessa forma, em momentos de tristeza, ansiedade, medo, raiva ou outras emoções negativas, nos quais existe uma baixa na nossa própria energia, essas espécies seriam capazes de suprir esse déficit.

Para isso, chás, banhos ou apenas estar na presença dessas plantas seriam capazes de promover um maior equilíbrio dos sentimentos que estão desarmonizando uma pessoa. Logo, a depender da espécie, seria possível diminuir sintomas físicos do estresse ou conseguir maior energia para encarar o que vem pela frente.
Plantas que promovem o bem-estar
Os resultados são bem promissores para a manutenção da saúde mental. Afinal, cuidar dos sentimentos vividos é fundamental para entender melhor as emoções e não perder o controle em certas situações. As espécies a seguir englobam plantas medicinais de fácil acesso e cultivo em vasos e quintais.

Continue lendo: Conheça as melhores plantas para embelezar a varanda e que amam sol, confira
Hortelã
Essa planta possui propriedades anti-inflamatórias, sendo um aliado poderoso quando consumido em forma de chá. Mas, só de estar na presença do hortelã você pode sentir sua ação analgésica que promove o relaxamento do músculos e alívio das dores. Portanto, de maneira geral, ele é perfeito contra o estresse.
Alecrim
O alecrim possui óleos essenciais responsáveis por produzir neurotransmissores associados ao bem-estar, segundo a redação da revista Casa Vogue, em 18 de julho de 2018. Além disso, seu cheiro característico é ideal para trazer conforto e relaxamento para os ambientes. De acordo com a fitoenergética, ele estimula o acesso à registros negativos, em busca de mudanças.
Alfazema
Essa espécie é muito útil no combate a insônia e a ansiedade e, quando consumida como chá, a alfazema é benéfica para a digestão. Outrossim, ela é tida como uma planta energizante, ou seja, seus óleos são capazes de dar aquele reforço em momentos mais turbulentos.
Outras opções
Há muitos alternativas de plantas que ajudam a harmonizar as emoções. A camomila, por exemplo, é muito conhecida por seu chá calmante; o coentro é um tempero que vale a pena ter por perto se você é uma pessoa estourada, visto que diminui a agitação; ademais, ter plantas em casa, como a cidreira, vai agir na irritação, ansiedade e em problemas do sono.

Leia mais: 5 plantas para decorar apartamento pequeno que exigem poucos cuidados, confira