Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas que afastam insetos (Fonte: iStock)
Plantas que afastam insetos (Fonte: iStock)

Existem plantas que afastam insetos e animais peçonhentos do quintal de forma natural? Descubra agora

Salvador, 05 de junho de 2022, por Janaina Brito – Os insetos, assim como outros bichos, podem ser um grande inconveniente no dia a dia. Além do barulho e do incômodo naturais, eles ainda podem provocar picadas e serem vetores de doenças. Porém, você sabia que existem plantas que afastam insetos e até mesmo animais peçonhentos?

É verdade! Ter uma dessas espécies repelentes afugenta pernilongos, muriçocas, moscas, baratas e até aranhas e pode te fazer economizar nos inseticidas. Confira aqui, no Agro Notícias, as melhores plantas que afastam insetos e dê adeus a esses bichos.

Veja, também: É possível afastar abelhas do quintal com o cheiro de algumas plantas? Descubra agora mesmo

Plantas que afastam insetos (Fonte: iStock) Plantas que afastam insetos (Fonte: iStock)
Plantas que afastam insetos
De maneira geral, os insetos se incomodam com o cheiro forte dessas plantas e, por isso, elas são consideradas ótimos repelentes. Além disso, essas opções são de fácil acesso e podem ser plantadas em jardins e em vasos.

Ou seja, você pode mantê-las dentro de sua residência, principalmente, nós períodos mais quentes. Nessa época, a reprodução desses animais cresce e eles se proliferam ainda mais, segundo a redação do site Terra, em 24 de setembro de 2020.
Citronela
Essa espécie é bem famosa no controle de mosquitos, sendo sua essência, inclusive, muito utilizada na fórmula de repelentes. A citronela é uma planta arbustiva, mas, se adapta muito bem em pequenos vasos. Cuide para que ela tenha sempre um solo fértil e boa quantidade de luz solar. Ademais, as regas devem acontecer apenas quando a terra estiver seca.
Lavanda
Mais que uma planta para aromaterapia, a lavanda também é ótima para afastar insetos. Outrossim, fica linda como decoração e pode se cultivar essa espécie em canteiros ou em vasos. Invista nessa espécie se você busca, além do controle dos mosquitos, perfumar o seu ambiente.

Continue lendo: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz
Sálvia
A sálvia é conhecida pelo seu cheiro muito forte, então, ela é ideal para afastar todo o tipo de bicho. Como cuidado, sempre mantenha o solo úmido e permita que ela receba diretamente luz do sol por algumas horas.
Manjericão
Essa espécie é ótima como tempero, mas seu aroma também é capaz de espantar insetos. O manjericão é um planta que gosta de calor, logo, aposte em uma boa luminosidade e em irrigações frequentes.
Alecrim
O alecrim é de fácil cultivo, mas demanda muita luz do sol. Assim, deixe-o sempre próximo a uma janela ou varanda. Ele não precisa de regas frequentes, pois, está adaptado a climas mais secos. Seu odor consegue afastar pernilongos e outros mosquitos, enquanto fica perfeito em vasinhos.
Arruda
Essa espécie é capaz de deixar os insetos longe e é conhecida por afastar as más energias também. De acordo com a redação do blog Petz, é só manter a arruda em um ambiente bem iluminado, se adaptando tanto a locais bem ensolarados quanto à meia sombra. Além disso, ele não precisa de molhas constantes.

Ademais, há outras plantas que afastam insetos. Ervas como o crisântemo são capazes de espantar, inclusive, baratas, percevejos, pulgas e moscas. Você pode investir em cidreira e boldo também.

Confira, a seguir: Plantas que funcionam como repelentes naturais contra mosquitos; conheça algumas espécies