Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Prevenir pragas na horta; antecipe-se a elas, e evite o aparecimento com essas ótimas dicas caseiras - fonte: Pixabay
Prevenir pragas na horta; antecipe-se a elas, e evite o aparecimento com essas ótimas dicas caseiras - fonte: Pixabay

Prevenir pragas na horta; antecipe-se a elas e evite o aparecimento com essas ótimas dicas caseiras

Itaituba, 21 de junho, por Leiliane Scherer – Ter uma horta não é tão trabalhoso como algumas pessoas pensam, mas, exige alguns cuidados. Se você pensa em ter uma em casa, precisa saber dos perigos de pragas devoradoras. Essas pragas podem acabar com sua plantação ou tirar a qualidade dela. Para evitar que isso aconteça, acompanhe agora, aqui no Agro Notícias, como prevenir pragas na horta. Com essas dicas, você terá uma plantação muito mais produtiva e livre de qualquer risco.

Para saber prevenir ou combater pragas é preciso saber contra que tipo você está lutando. Pois, existem as bem visíveis e também existem as que você não consegue ver. Segundo o Nossa Uol, em uma matéria publicada em 16 de maio de 2020, por Carol Costa, as pessoas atribuem qualquer tipo de praga aos fungos. Mas, na maioria das vezes, os fungos não são visíveis. Por isso, é preciso saber identificar o tipo e, assim, usar o método correto contra ela. Então, para prevenir pragas na horta é preciso saber quais são as mais frequentes na sua região.

Veja também: Como limpar o canteiro do jardim? Dica de ouro para deixar bem profissional

Prevenir pragas na horta; antecipe-se a elas, e evite o aparecimento com essas ótimas dicas caseiras - fonte: Pixabay Prevenir pragas na horta; antecipe-se a elas, e evite o aparecimento com essas ótimas dicas caseiras – fonte: Pixabay
Como prevenir pragas na horta
Essas dicas e métodos de prevenção são totalmente orgânicos e simples. No entanto, fazem toda a diferença. Para evitar qualquer tipo de praga é preciso ficar atento e fazer a manutenção regular da horta. Assim, você pode identificar qualquer doença antes que ela se alastre. Se houver alguma planta infectada, o é melhor isolá-la para que ela não transfira a praga para outras plantas.

Outro cuidado que você precisa ter é com o solo. Pois, o solo ruim evita que as plantas tirem dele os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Além disso, ajuda a proliferar pragas e doenças. Assim, você não deve apenas regar a terra da horta, mas, adubar para mantê-la fértil. Ela também precisa estar sempre coberta com vegetação como folhas secas ou capim. Isso é necessário para manter a umidade no solo.

Com relação à rega, o ideal é que ela seja feita logo pela manhã, assim o excesso de água tem o dia inteiro para secar ou ser absorvido pelo solo. Além disso, regue apenas as raízes das plantas, pois folhas molhadas ficam vulneráveis a fungos, logo, não molhe as folhas. Outra coisa essencial é manter uma boa diversidade, pois algumas pragas preferem um determinado tipo de vegetal. Sendo assim, se o cultivo for diversificado, evita-se que elas se alastrem por toda a plantação.

Você vai gostar: Como fazer NPK caseiro! Isso é indispensável para todas as plantas
Cuidados extras
Além dos cuidados diários, use sempre pesticidas naturais para controlar e eliminar parasitas. A propósito, existem boas opções como manjericão, alecrim, alho e cebola, pois produzem odores repulsivos. Além dos pesticidas, tente espalhar palha ou folha seca cobrindo todo o solo, pois ela irá manter a temperatura e reter a umidade. Assim, você irá prevenir pragas na horta de maneira simples e totalmente orgânica.

Antes de você sair: Como plantar manjericão em sementeira? Veja o passo a passo e aprenda rapidamente

Sou Leiliane Scherer, mulher, mãe, esposa e profissional dedicada. Amo ler e escrever sobre os mais variados temas. Atualmente, trabalho como redatora e sigo buscando mais conhecimento a cada dia.