Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Rachadura na parede, devo me preocupar? Saiba as precauções e quando o caso pode ser grave - Foto: Pexels
Rachadura na parede, devo me preocupar? Saiba as precauções e quando o caso pode ser grave - Foto: Pexels

Rachadura na parede, devo me preocupar? Saiba as precauções e quando o caso pode ser grave

Quatis, 11 de junho de 2022, por Denise Bamonte – De tempos em tempos é necessário fazer uma manutenção na casa para mantê-la em boas condições. Por isso, hoje, no Agro Notícias veremos como avaliar rachadura na parede de forma correta.

Trinca ou rachadura na parede pode causar preocupação nos donos das moradias. Então, confira a seguir mais informações sobre assunto e veja quando é realmente uma situação para se preocupar.

Veja também: Cuidados especiais com jardim da casa de praia: saiba tudo que precisa sobre o assunto

Rachadura na parede, devo me preocupar? Saiba as precauções e quando o caso pode ser grave - Foto: Pexels Rachadura na parede, devo me preocupar? Saiba as precauções e quando o caso pode ser grave – Foto: Pexels
Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?
Os motivos que causam rachaduras nas paredes são diversos, por isso é necessário avaliar cada caso em particular para desvendar a causa e solução. Nesse sentido, de acordo com uma matéria do site G1, de 10 de março de 2016, existem alguns casos mais superficiais onde a trinca só afeta o revestimento. Ou seja, que não é necessário se preocupar, pois basta resolver a questão estética.

Por outro lado, quando as rachaduras estão situadas na laje, embora não signifique risco de desabamento, a preocupação deve ser um pouco maior. O ideal nessas circunstâncias é solicitar a visita de um profissional de Defesa Civil para avaliar a situação.

Leia: Ter um aquário em casa não é tão fácil, nem tão difícil: o importante é saber a sua disponibilidade
Quando as rachaduras são perigosas?
Um sinal a se levar em consideração para avaliar o risco de uma fissura é o ângulo que a mesma apresenta. Nesse sentido, quando a trinca possui um ângulo de 45 graus ou estiver na diagonal, o panorama pode ser mais preocupante.

Ou seja, a aparição dessas rachaduras pode estar demonstrando danos na estrutura da sua casa. A maioria desses casos estão associados a algum problema na fundação da propriedade, precisando de um reparo mais profundo.

Por fim, quando as rachaduras são tão aparentes ao ponto de aparecerem do outro lado da parede, o risco de desabamento é grande. Pequenos estalos são outro sinal de que a estrutura não está em condições de oferecer segurança.

Agora que você já sabe quando uma rachadura na parede é superficial ou profunda, não deixe de fazer uma avaliação para resolver o problema. Se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar outras matérias relacionadas.

Confira também: Casa pequena? Confira essas super dicas para otimizar espaço na cozinha