Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Tirar o limo da calçada (Fonte: IStock)
Tirar o limo da calçada (Fonte: IStock)

Confira essa maneira fácil e barata de tirar o limo da calçada hoje mesmo

Salvador, 02 de maio de 2022, por Janaina Brito – Tirar o limo da calçada pode ser uma grande dor de cabeça durante as faxinas. Isso porque, mais que uma sujeira comum, o limo, também chamado de musgo, é um micro-organismo. Ou seja, está vivo, se prolifera e demanda técnicas para ser eliminado.

O limo cresce, principalmente, em ambientes úmidos e com sombra e, além da frente da casa, pode se espalhar por outros locais de uma residência, como os banheiros. Logo, já deu pra perceber o quanto ele pode ser um incômodo. Veja agora, no Agro Notícias, como tirar o limo da calçada com truques caseiros muito práticos.

Confira, também: Mofo nas roupas: use essa mistura caseira e evite maiores danos

Tirar o limo da calçada (Fonte: IStock) Tirar o limo da calçada (Fonte: IStock)
Como tirar o limo da calçada
Como o limo é um microrganismo, investir em herbicidas para elimina-lo será a melhor opção. Especialmente você busca um efeito a longo prazo, segundo Daniela Mattos em matéria para o blog Casa & Agro do site Tecno Notícias, em 28 de dezembro de 2021, talvez essa seja a melhor solução.

Outrossim, também pode ser bem útil utilizar jatos de água para fazer a limpeza da calçada. A pressão da água ao sair do equipamento vai ajudar a remover o musgo. Contudo, essa opção não é muito amiga do planeta e, além disso, se você não conseguir aplicar nenhuma dessas dicas, alternativas caseiras fazem o mesmo serviço.

Assim, outro método para retirar o limo consiste na aplicação de peróxido de hidrogênio, a chamada água oxigenada, ou de água sanitária. Essas substâncias conseguem desinfetar o local afetado, matando os microrganismos e prevenindo o seu retorno.

Para isso, é necessário apenas misturar cerca de 10mL do produto com 400mL de água e jogar sobre a área com limo. Em seguida, esfregue bem com uma vassoura e enxágue. De acordo com a redação da revista Casa Vogue, em 10 de outubro de 2020, mesmo que a sua calçada não possua rastros de musgo, é interessante aplicar essa solução para evitar o seu aparecimento.

Leia, mais: Misturinha para limpeza geral; veja como fazer e deixe sua casa limpa e perfumada
Misturinha caseira para eliminar o limo
Porém, se você busca uma limpeza mais incrementada, vale a pena investir nessa misturinha com produtos da despensa para dar adeus ao limo. Muitos ingredientes comuns dentro de casa possuem um potencial de limpeza enorme e podem ser ideais para uma boa faxina.

Nesse caso, você só vai precisar de vinagre e sabão líquido. Misture os ingredientes na mesma proporção e aplique na calçada. Em seguida, esfregue vigorosamente e deixe a solução agindo por cerca de 20 minutos. Ao final, é só lavar tudo com água.

Ademais, é possível utilizar outra misturinha para tirar o limo da calçada. Em um balde, misture 250mL de água com a mesma quantidade de suco de limão e 5 colheres de bicarbonato. Essa solução é ótima para eliminar o musgo, entretanto, é mais útil para locais menores, como banheiros, já que o volume de produto para a frente de uma casa seria muito maior.

Continue lendo: Que produto usar para tirar o limo da calçada? Mistura caseira potente para remover com eficiência, confira