Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
tomilho-Foto Canva Pro
tomilho-Foto Canva Pro

Tomilho: uso culinário, propriedades terapêuticas e contraindicações; conheça os principais benefícios e veja como consumir

Montes Claros, 04 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Você sabe para que serve o tomilho? Se a resposta foi: serve para temperar carnes e saladas, não está errado, porém, saiba que é bem mais que isso. Este tempero possui tantos nutrientes essenciais, que pode até mesmo ajudar a melhorar o humor. Sendo assim, hoje vamos mostrar os principais benefícios e falar sobre como adicionar o vegetal à sua dieta.

O tomilho é uma erva parente da menta, cuja origem é a Itália. O seu cultivo é relativamente fácil e, tradicionalmente, o consumo da planta na forma de tempero é o mais praticado. No entanto, também há uma grande procura pelo óleo essencial da erva, pois possui diversas propriedades medicinais. Contudo, há algumas ressalvas quanto ao uso do óleo, entenda o porquê a seguir!

Tomilho: melhor forma de consumo, benefícios e precauções

Embora o óleo extraído do tomilho traga benefícios para a pele, não se deve aplicar o produto puro na derme. Além disso, o consumo da substância por via oral é totalmente nocivo à saúde. Portanto, o Agro Notícias ressalta que a melhor forma de extrair as propriedades da planta, é adicionar ramos ou folhas frescas da erva em saladas ou utilizá-la como tempero de carnes e legumes.

tomilho-Foto Canva Pro
tomilho-Foto Canva Pro

Melhora o sistema respiratório

De acordo com um artigo publicado por Manuela Biz no site Saúde Abril, em 15 de janeiro de 2017, as folhas do tomilho possui agentes capazes de combater a tosse, bronquite e sintomas de outras doenças respiratórias. Nesse sentido, o consumo na forma de chá seria o mais indicado.

Promove o bem-estar

O carvacrol presente nas folhas do tomilho é capaz de alterar de forma positiva a atividade dos neurônios responsáveis pelo humor. Em suma, o site diz que este benefício se consegue através da aromaterapia com o óleo essencial da erva. Para isso, ferva algumas gotas do produto e feche o ambiente por alguns instantes. Outra sugestão seria pingar 3 gotinhas em um difusor.

tomilho-Foto Canva Pro
tomilho-Foto Canva Pro

Tomilho fortalece a imunidade

Na mesma matéria citada acima, o autor afirma que o tomilho possui os nutrientes essenciais para o fortalecimento das defesas naturais do corpo, a saber, as vitaminas C e A. Além disso, minerais como ferro, manganês e o cobre também estão presentes na composição da erva, o que é fundamental para evitar a desnutrição e a fraqueza dos ossos. Finalmente, por ser fonte de fibras solúveis, melhora o trânsito intestinal e trata problemas digestivos como a prisão de ventre.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.