Montes Claros, 04 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Você sabe para que serve o tomilho? Se a resposta foi: serve para temperar carnes e saladas, não está errado, porém, saiba que é bem mais que isso. Este tempero possui tantos nutrientes essenciais, que pode até mesmo ajudar a melhorar o humor. Sendo assim, hoje vamos mostrar os principais benefícios e falar sobre como adicionar o vegetal à sua dieta.
O tomilho é uma erva parente da menta, cuja origem é a Itália. O seu cultivo é relativamente fácil e, tradicionalmente, o consumo da planta na forma de tempero é o mais praticado. No entanto, também há uma grande procura pelo óleo essencial da erva, pois possui diversas propriedades medicinais. Contudo, há algumas ressalvas quanto ao uso do óleo, entenda o porquê a seguir!
Tomilho: melhor forma de consumo, benefícios e precauções
Embora o óleo extraído do tomilho traga benefícios para a pele, não se deve aplicar o produto puro na derme. Além disso, o consumo da substância por via oral é totalmente nocivo à saúde. Portanto, o Agro Notícias ressalta que a melhor forma de extrair as propriedades da planta, é adicionar ramos ou folhas frescas da erva em saladas ou utilizá-la como tempero de carnes e legumes.
Melhora o sistema respiratório
De acordo com um artigo publicado por Manuela Biz no site Saúde Abril, em 15 de janeiro de 2017, as folhas do tomilho possui agentes capazes de combater a tosse, bronquite e sintomas de outras doenças respiratórias. Nesse sentido, o consumo na forma de chá seria o mais indicado.
Promove o bem-estar
O carvacrol presente nas folhas do tomilho é capaz de alterar de forma positiva a atividade dos neurônios responsáveis pelo humor. Em suma, o site diz que este benefício se consegue através da aromaterapia com o óleo essencial da erva. Para isso, ferva algumas gotas do produto e feche o ambiente por alguns instantes. Outra sugestão seria pingar 3 gotinhas em um difusor.
Tomilho fortalece a imunidade
Na mesma matéria citada acima, o autor afirma que o tomilho possui os nutrientes essenciais para o fortalecimento das defesas naturais do corpo, a saber, as vitaminas C e A. Além disso, minerais como ferro, manganês e o cobre também estão presentes na composição da erva, o que é fundamental para evitar a desnutrição e a fraqueza dos ossos. Finalmente, por ser fonte de fibras solúveis, melhora o trânsito intestinal e trata problemas digestivos como a prisão de ventre.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.