Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Benefícios da groselha (reprodução Canva Pro)

Saborosa já sabemos que ela é; mas você conhece os demais benefícios da groselha para a saúde? Surpreenda-se

Salvador, 11 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – A groselha, também conhecida cientificamente por Ribes rubrum, é uma fruta com um sabor adocicado e refrescante. A fruta é utilizada principalmente para o preparo de sobremesas, comidas e bebidas como xaropes, licores, refrescos e geleias, por exemplo. Além da sua utilidade na indústria alimentícia, você precisa conhecer também os benefícios da groselha para o organismo.

A groselha pode se distinguir em variados tipos, como as negras e as vermelhas, por exemplo. De uma forma geral essa espécie é nativa da Europa e norte dos Estado Unidos, mas, é amplamente comercializada por todo o mundo devido à sua utilidade. Portanto, descubra em nossa matéria os benefícios da groselha, em seus variados tipos, para a manutenção da saúde e bem-estar.

Acesse agora: Conhece a pupunha? Saiba tudo sobre essa fruta agora mesmo
Benefícios da groselha
Ambas as groselhas, tanto a negra quanto a vermelha, são fontes de vitaminas e minerais, essenciais para o pleno funcionamento do organismo. De acordo com o site Uol, a variedade vermelha se destaca pela abundante presença da vitamina C, E e A. Além dos minerais como cálcio, ferro, fosforo, magnésio e as fibras também. Por outro lado, as negras são fontes do complexo B e antioxidantes.
Protege a saúde do coração
As groselhas são ricas em antioxidantes como as vitaminas A, E e C, e as antocianinas, responsáveis pelo combate ao estresse oxidativo das células causado pela ação dos radicais livres. Portanto, ao livrar as células desse processo, os antioxidantes ajudam a prevenir o aparecimento de doenças crônicas, como as cardíacas.

Ademais, com destaque para a variedade negra, esse tipo especifico é rico em ácido linoleico, chamado ômega 6. Portanto, responsável por auxiliar no controle do colesterol, reduzindo as taxas do LDL, ruim para o organismo.

Confira agora: Fruta para ajudar combater o colesterol alto: conheça esse e outros benefícios da tucumã

Benefícios da groselha (reprodução Canva Pro) Benefícios da groselha (reprodução Canva Pro)
Reforço do sistema imunológico
Outra vantagem de aderir ao consumo das groselhas, é sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Isso ocorre devido à ação das antocianinas, pigmentos vegetais presentes em frutos com tonalidade entre o vermelho ao violeta/azul, ou seja, em ambos os tipos de groselha. Deste modo, esse pigmento, combinado com os antioxidantes, auxiliam na melhora do sistema imune, ajudando na produção de glóbulos brancos, essenciais para a defesa do organismo. Assim, auxiliando no combate de fungos, vírus e bactérias.
Promove a saúde da pele
Outro potencial exclusivo dos antioxidantes presentes nos tipos de groselhas, é relativo ao seu poder sobre a saúde da derme. A eliminação dos radicais livres também favorece a saúde da pele, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce. Ademais, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno, fibra essencial para a elasticidade, combatendo a flacidez e o aparecimento de rugas.
Receita de suco de groselha
A melhor forma de adquirir integralmente todos os benefícios que a groselha pode proporcionar à saúde, é importante utilizá-las o mais natural possível. Portanto, escolha o melhor tipo, sejam as vermelhas ou as negras, e se prepare para aprender o preparo da bebida.

Assim, você precisará apenas de 300g gramas de groselha, 500 ml de água, adoçante ou açúcar a gosto e cubos de gelo. Desse modo, bata a groselha com água e o adoçante de preferência e passe o suco pela peneira. Logo, coloque em um copo e acrescente os cubos de gelo, a bebida deve ser consumida gelada.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você agora esteja por dentro dos benefícios da groselha, seja a negra ou a vermelha, para o organismo. Ademais, que aprenda também a preparar o suco desta fruta incrível, se beneficiando de todos os nutrientes possíveis.

Veja e se surpreenda: Saiba por que você deve dar uma chance ao suco de gengibre; benefícios e como fazer

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.