Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Veja como identificar que está na hora de trocar caixa d’água; veja agora e não tenha problemas em casa
Veja como identificar que está na hora de trocar caixa d’água; veja agora e não tenha problemas em casa / Reprodução: Canva Pro

Veja como identificar que está na hora de trocar caixa d’água; veja agora e não tenha problemas em casa

Maringá, 25 de junho de 2022, por Denise Watanabe — Se você já teve problemas com abastecimento de água em sua cidade, sabe da importância de ter um reservatório de água. Todavia, hoje, aqui no Agro Notícias, você vai aprender a identificar se está na hora de trocar caixa d’água.

Apesar de não ser uma prática corriqueira, trocar caixa d’água se faz necessário em alguns casos. Desse modo, veja a seguir qual a validade de cada reservatório e em quais situações você deve efetuar a troca.

Veja mais sobre: Passo a passo para fazer FAXINA NOTURNA: confira dicas para amanhecer com a casa organizada


Como saber qual caixa d’água usar?
Se você está pensando em colocar um caixa d’água nova ou substituir a sua, precisa analisar alguns fatores. Primeiramente, antes de iniciar a pesquisa de preços, saiba que existem caixas de fibra de vidro e de polietileno. Desse modo, se a sua for de amianto, este já é um sinal de que precisa ser trocada, pois, este é um material que pode trazer sérios problemas de saúde para sua família.
Tipos de materiais e tamanhos
As caixas d’água produzidas em fibra de vidro são mais leves e práticas, tanto para a limpeza quanto para a instalação. Entretanto, são um pouco menos resistentes. Do mesmo modo, as caixas de polietileno também são leves e de fácil manutenção, porém, além disso, ainda protegem a água de raios ultravioletas, de acordo com reportagem do dia 20 de maio de 2016, do G1.

O consumo médio de água por pessoa é de aproximadamente 150 litros por dia. Sendo assim, uma caixa d’água deve manter uma casa por até 2 dias em caso de falta de abastecimento. Visto isso, você deve calcular o tamanho da caixa a partir da quantidade de moradores da casa, conforme ensinaram Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz, no artigo publicado em 15 de abril de 2011, em colaboração com o UOL Mulher.

Você pode gostar também: Como lavar o carro com pouca água: ecologicamente correto e qualidade garantida
Qual a vida útil de uma caixa d’água?
Para identificar se é hora de trocar a sua caixa d’água, você vai precisar analisar o estado em que ela se encontra ou o prazo de validade de acordo com o fabricante. Desse modo, verifique a pintura do reservatório, pois é importante que não esteja descascando ou com bolhas. Outra maneira de verificar é passando a unha na lateral e no fundo. Sendo assim, se houver muita sujeira, significa que o reservatório precisa passar por manutenção ou até mesmo ser trocado.

Em seguida, analise a coloração da água. Para isso, leve um copo transparente até a sua caixa, encha-o com a água e o coloque contra a iluminação. Se estiver diferente do comum, ou seja, transparente, é sinal de que precisa de limpeza ou de ser trocada. Ademais, a troca da caixa d’água deve ser feita se ela apresentar rachaduras e vazamentos. Nesses casos, nunca faça remendos ou gambiarras, pois pode trazer problemas futuros.

Finalmente, agora você já sabe como analisar se está na hora de trocar caixa d’água. Portanto, pegue uma escada hoje mesmo e suba até o seu reservatório para verificar. Além disso, faça esses procedimentos com frequência para evitar contaminações e contratempos.

Saiba mais: Tá na dúvida entre o aquecedor de água a gás ou elétrico? Veja os prós e contras de cada opção

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.