Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Muda de louro em vaso (Fonte: iStock)
Muda de louro em vaso (Fonte: iStock)

Veja esse passo passo para fazer muda de louro em vaso; aproveite para conhecer melhor essa espécie multiuso

Salvador, 19 de junho de 2022, por Janaina Brito – O louro é um dos temperos mais famosos no Brasil, trazendo mais sabor para a feijoada e outros pratos. Desse modo, ter uma muda de louro em vaso pode ser um cultivo muito útil e prático para manter em casa. Com poucos cuidados você sempre terá essa erva disponível.

De nome científico Laurus nobilis L., ele possui origem asiática e boa adaptação a todas as condições climáticas do país. Apesar de não parecer, essa planta consegue atingir uma altura considerável, mas sobrevive perfeitamente em locais mais restritos. Assim, confira agora, no Agro Notícias, como fazer muda de louro em vaso e todos os cuidados necessários para mantê-la.

Leia mais: Como manter o tempero fresco por mais tempo após a colheita: veja essas dicas para preservá-lo de forma natural

Muda de louro em vaso (Fonte: iStock) Muda de louro em vaso (Fonte: iStock)
Passo a passo para fazer muda de louro em vaso
Em primeiro lugar, segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 07 de janeiro de 2014, o louro é um plantio que gosta de climas temperados e subtropicais, com temperaturas amenas, principalmente durante a noite. Por isso, ele costuma prosperar em terrenos de altitude, que se encaixam nessas condições.

Porém, é possível cultivar e manter a planta em outras circunstâncias, visto que ela resiste bem. Além disso, dê preferência para solos arenosos, com uma boa drenagem, para não acumular água e prejudicar as raízes.

Comece escolhendo um galho forte e saudável, com no mínimo 15 centímetros, de uma planta adulta. Para fazer a muda, será necessário usar a técnica da alporquia de forma adaptada, na qual se faz um corte no ramo, retirando a casca na região. É a partir desse área que as raízes vão surgir.

Em seguida, prossiga destacando as folhas laterais do galho, deixando apenas as que estão na parte superior. Esse processo garante que o surgimento das raízes não demore muito, visto que a planta não terá muitas estruturas para nutrir.

Veja, também: Saiba o que são e para que servem as ervas aromáticas: veja as 3 espécies mais famosas

Depois, escolha o recipiente em que a planta será posta. De acordo com a redação do site Petz, dê preferência a um vaso com furos no fundo, para o escoamento da água, e com um tamanho adequado, ou seja, que permita que a raiz cresça confortavelmente.

Prepare o substrato misturando areia e perlita, um tipo de rocha que tem alta capacidade de absorver umidade, na mesma proporção. Regue o solo até perceber que a drenagem está funcionando bem. Em seguida, faça um buraco com, pelo menos, 8 centímetros de profundidade, posicione o galho e venha cobrindo com terra para dar firmeza.
Cuidados
Para a muda vingar, é importante que o corte no calcanhar do ramo fique para baixo. Após cerca de três meses, as raízes estarão prontas e você pode transportar a sua muda para outro vaso, de preferência maior. Opte pela primavera nesse momento, na qual o início das chuvas vai estimular o crescimento da planta.

Nessa etapa, utilize adubo orgânico e cuide para evitar o surgimento de pragas. Outrossim, no caso de ambientes internos, molhe todos os dias com um borrifador, deixando o solo sempre úmido. Como essa espécie não demanda muito calor, você não precisa se preocupar em fornecer iluminação direta do sol.

Cerca de um ano depois, é possível fazer a colheita dos primeiros ramos com folhas. Ademais, se você busca o aumento da produtividade, é interessante investir nas podas de inverno, que costumam fortalecer a planta. Com a muda de louro em vaso desenvolvida, é só aproveitar e colher o tempero fresquinho do pé.

Gostou? Continue lendo: Para que serve folha de louro e como usá-la corretamente, veja