5 dicas para ter uma horta de sucesso em casa

São simples, mas requerem planejamento

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, domingo, 26 de junho por Lucca Ranoya – Cultivar em casa pode ser um dos processos mais terapêuticos para uma pessoa. Mas, também pode ser frustrante, se essa pessoa não souber cuidar e cultivar da forma correta, sendo uma iniciante no mundo da jardinagem. Por isso, hoje, nós trouxemos 5 dicas básicas e essenciais, que podem ser aplicadas por você na hora de começar o seu projeto de horta caseira, para te ajudar a obter o sucesso no cultivo. Isso, sem tanto estresse e falha. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, está a dica zero: conheça sobre as necessidades das espécies que deseja cultivar ali! É muito importante que você compreenda o que será necessário para cada planta que for cultivar na sua horta caseira. Você consegue achar essa informação, detalhada, disponível online. Para saber mais, acesse o Vida de casa. Então, prosseguimos para a dica 1.

Continua depois da publicidade

5 dicas para ter uma horta de sucesso em casa - Reprodução Canva 5 dicas para ter uma horta de sucesso em casa – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Leia mais aqui: Como fazer mudas da flor-de-maio? Aprenda aqui
Escolha o melhor local de sol para o seu projeto de horta caseira
Escolha um local que entregue sol pleno! Sim, a maior parte das hortaliças, ervas medicinais e aromáticas que serão plantadas ali, precisam de sol pleno, diariamente! Ainda que isso possa ser um desafio, apenas escolha um local que satisfaça a necessidade de luminosidade desses vegetais da melhor forma possível. Escolha o melhor lugar ao sol.
Revolva a terra antes de semear
Em segundo lugar, antes de ir semeando as sementes sem saber o que tem ali embaixo, no solo, revolva a terra para quebrar qualuqer tipo de material compactado e deslocar pedras pequenas. Faça isso com a ajuda de uma pá ou enxada, para deixar a terra mais aerada e macia. Dessa forma, isso facilitará a dispersão futura das raízes das suas verdinhas, além de facilitar a adição de adubação, na hora em que estiver revolvendo.
Adubos orgânicos podem elevar o cultivo da sua horta caseira
A terceira dica é sobre a adubação. Ela é necessária para dar suporte ao crescimento acelerado das mudas e para fazer com que fiquem vistosas e mais saudáveis, menos propensas à infecções e invasões de fungos e bactérias. Assim, quando estiver revolvendo, misture 30% de esterco curtido na mistura de terra ou substrato. Isso, além de prover minerais necessários, vai deixar a terra mais fofa, menos compactada e mais aerada.

Veja mais aqui: mingau de aveia com banana: receita vegana com leite de castanhas
Rega ideal para a sua horta
Enfim, tanto no período de semeadura quanto no período de manutenção de muda, um solo bem hidratado é fundamental para as suas hortaliças. Isso poque elas geralmente são frágeis quando pensamos em desidratação e perdem água rapidamente, se o solo seca muito depressa ou se o sol está excessivamente forte em um dia determinado. Por isso, regue de 2 a 3 vezes por dia, abundantemente.
Cobertura morta
Enfim, a última dica é utilizar uma forração em cima do solo de cultivo. Isso preservará o microbioma de bactérias benéficas e necessárias, que vivem na superfície da terra, preservará a umidade do solo superficial e ainda evitará que a água da rega ou chuva, eroda o solo gradualmente. Para isso, use algumas folhas secas. Grama seca funciona também!

Não saia antes de ler: Conheça três plantas que nascem no inverno para deixar a sua casa mais colorida

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais