Como fazer salsinha durar mais: aprenda a plantar da forma correta

Uma dica que vai mudar tudo

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 20 de junho por Lucca Ranoya – Na hora de cultivar, desejamos entender como fornecer e prover as necessidades da espécie que estamos plantando. Não existe uma receita de bolo que funcione para todas as espécies de planta, quando pensamos em cultivo. A salsinha, é uma planta que precisa de um solo mais úmido para que cresça vigorosamente e não murche com o calor.

Continua depois da publicidade

A dica “secreta” para o seu cultivo, é um pouco diferente de outras espécies, como por exemplo, as suculentas, tomateiros e pimenteiras, que não gostam de solos muito úmidos. Em contrapartida, a salsinha é uma espécie que se dá melhor com a umidade, quando ela existe de forma certa e controlada. É isso que o Vida de Casa vai compartilhar hoje, aqui, com você. Nós vamos compartilhar uma dica que pode mudar todo o seu cultivo de salsinha, para melhor. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Como fazer salsinha durar mais: aprenda a plantar da forma correta - Reprodução Canva Como fazer salsinha durar mais: aprenda a plantar da forma correta – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Peperômia: dicas para cultivar essa planta de forma fácil
Segredo da montagem do vaso
O maior segredo é utilizar e montar um vaso que simule as condições naturais de uma salsinha. Geralmente, elas crescem em locais próximos a lençóis freáticos, com solos mais úmidos e de grande aporte de água. Portanto, na hora de montar o seu vaso, compre um que não possua furos embaixo e os faça você mesmo. Entretanto, fure nas laterais do seu vasinho, à 2 dedos de altura do fundo do recipiente. Faça 3 ou 4 furos.

Isso irá fazer com que a terra do fundo do vaso, depois da rega, não drene totalmente, fique bastante úmida e simule uma lama. Essa é a condição muito parecida que a sua salsinha enfrenta quando cresce sobre um lençol freático. Suas raízes, quando atingem o lençol, ficam expostas a esse tipo de umidade e sobrevivem bem. Não só sobrevivem, mas prosperam no seu desenvolvimento. Essa é a primeira dica. Furos nas laterais do vaso.

Leia mais aqui: Dicas rápidas e objetivas para aprender a cultivar a planta Jiboia
Mantenha o solo úmido
Enfim, após germinar a salsinha, exponha gradualmente a muda ao sol. Com isso, poderá realizar as regas. Por utilizar esse tipo de vaso, você não precisa regar diariamente. Inclusive, esse estilo de cultivo, que serve para algumas espécies, é ótimo para quem tem um estilo de vida corrido.

Ainda assim, é importante que a sua salsinha fique no sol, para que o excesso de água depositado no fundo do vaso, nunca acumule demasiadamente e alague as raízes. O propósito desse tipo de cultivo é manter o solo úmido por mais tempo, nunca encharcado. Por fim, regue sempre que perceber que a superfície está começando a ficar seca.

Não saia antes de ler: Dicas rápidas para cultivar a planta Espada-de-São-Jorge

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais