Guia prático para plantar melão: passo a passo resumido em um artigo

É uma fruta relativamente fácil de cuidar e cultivar

Foto do revisor (Lucca)
Revisado por: (Lucca)
Anúncio


São Paulo, domingo, 12 de junho por Lucca Ranoya – Cultivar qualquer fruta, seja em casa ou no sítio, é um dos maiores atos benéficos que um ser humano pode realizar. As frutas são amigas do homem e é por meio delas que dispersamos as sementes de várias espécies de plantas, que conseguem assim, ganhar território para a sua evolução. Hoje você vai conhecer um guia que te apresentará um passo a passo simplificado para que você possa plantar melão em casa! Confira!

Continua depois da publicidade

O Vida de Casa preparou um artigo bem interessante que vai te mostrar como plantar e cultivar melão em casa. De certa forma, as dicas e diretrizes para cultivar o melão não são muito diferentes de outras frutíferas. Porém, o melão não se desenvolve em um “pé” de frutífera e sim apoiado sobre o chão. A planta do melão se desenvolve horizontalmente ou como “trepadeira” artificial, com o suporte de armações e tutores.

Continua depois da publicidade

Guia prático para plantar melão: passo a passo resumido em um artigo - Reprodução Canva Guia prático para plantar melão: passo a passo resumido em um artigo – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Tenha jasmim em casa; saiba como plantar essa espécie agora mesmo
Germinação da semente de melão
Enfim, para facilitar a sua vida, compre sementes já selecionadas de melão. Você até consegue germinar a partir de uma semente fresca, retirada da fruta. Porém, a tarefa é mais trabalhosa. Para fazer dessa segunda forma, escolha as sementes centrais do melão, que são as mais nutridas.

Então, coloque-as em uma peneira e lave-as com uma mangueira com um jato de média pressão. Isso porque aquele muco, com a parte fibrosa que sai da fruta, quando você pega a semente fresca, precisa ser retirado para aumentar as chances da germinação correta.

Então, prepare o copinho de germinação (pode ser vasinho também) com um pouco de terra vegetal e enterre a sua semente. Coloque a parte mais fina e pontuda da semente para baixo quando for plantar. Em seguida, realize uma rega bem insistente, regando até parar de sair bolinhas da terra do copinho. Isso assentará os solo e evitará bolhas de ar na parte subterrânea.

Por fim, regue diariamente e mantenha a terra de cultivo de semente de melão, úmida. Afinal, isso é extremamente importante para que enraizamento da mesma, ocorra da forma correta. Mantenha o vasinho em um local de luminosidade indireta e razoavelmente quente, com temperaturas variando entre 20 °C a 36° C.

Leia mais aqui: Jade: descubra como plantar essa suculenta maravilhosa; Saiba mais agora
Manutenção e colheita
Enfim, faça o transplante da sua muda de melão pelo menos 2 semanas depois do brotamento ou quando perceber que ela já está estável e forte. Prepare um vaso de pelo menos 20 litros de capacidade, utilize uma mistura de terra vegetal com composto orgânico ou húmus de minhoca à 15% e coloque a sua muda no centro.

Por fim, lembre-se, o vaso precisa conter furos embaixo e ser drenante. Exponha gradualmente a sua muda ao sol, aumentando o tempo total de exposição a cada semana. O melão precisa de ao menos 6 horas de sol direto, por dia, para que se desenvolva bem.

Em relação à rega, realize-a sempre que perceber que o solo está seco. Além disso, use algum tipo de armação ou tutor para que o meloeiro seja sustentado enquanto cresce. Por crescer em forma de ramo, ele precisará de sustentação para que não se espalhe pelo chão do local. Então, depois de um período de 100 ou 120 dias, você poderá colher os frutos do seu esforço!

Não saia antes de ler: Como espantar mosquitos de casa, sem inseticidas; confira esse truque que vai te surpreender

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais