Você conhece o pepino vermelho? Passo a passo para fazer muda dessa raridade

Seu fruto tem um gostinho mais azedo do que os pepinos tradicionais

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 21 de junho por Lucca Ranoya – O pepino é um fruto muito popular. De origem asiática, é muito amado pelos brasileiros. Porém, se você só conhece o pepino de super mercado, você não sabe o que é um pepino de verdade. Os sabores e texturas de um pepino plantado e colhido por você, preferencialmente orgânico, são muito diferentes.

Continua depois da publicidade

E você sabia que existem muitas variedades do pepino? Existem pepinos japoneses, pepinos longos, pequenos, caipiras e vermelhos. O quê? Pepinos vermelhos?! Exatamente, existe uma variedade, um tanto rara, de pepino, que gera frutos com o interior avermelhado. São lindos de se ver e entregam um paladar um pouco diferente dos pepinos tradicionais. O Vida de Casa vai te ensinar a fazer uma muda dessa espécie. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Bolinhas de pão de quijo: saiba como fazer essa delicia agora mesmo

Continua depois da publicidade

Você conhece o pepino vermelho? Passo a passo para fazer muda dessa raridade - Reprodução Canva Você conhece o pepino vermelho? Passo a passo para fazer muda dessa raridade – Reprodução Canva
Como plantar pepino vermelho
Escolha boas sementes
Então, para poder plantar essa raridade, é aconselhável comprar as suas sementes. Isso porque, é difícil achar outro jardineiro produzindo e fica ainda mais difícil de conseguir muda dessa forma. Não que seja impossível, mas, dica mais fácil é comprar as sementes dessa variação em um local de segurança e boa procedência. Tente a internet.
Preparação do vaso
Então, com as sementes em mão, prepare um vaso com uma boca de 30 centímetros de diâmetro e capacidade de 25 litros. Furos drenantes embaixo e uma mistura de terra vegetal à 50%, 45% de esterco de boi curtido ou composto da composteira e 5% de fibra de coco. Além disso, coloque 50 gramas de calcário na mistura, para reduzir a acidez do solo.
Plantio da semente de pepino vermelho
Semeie já no vaso que irá cultivar futuramente a sua muda. Isso porque a muda de pepino não lida tão bem com transplantes. Para não correr risco de perdê-la e atrasar o processo, já plante no vaso original. Então, faça um berço de 2 centímetros de largura por 2 centímetros de profundidade, coloque um substrato de qualidade ali (substrato não é a mistura que sugerimos acima) e adicione uma semente por berço (faça três berços por vaso).

Leia mais aqui: Como fazer pé-de-moleque de uma maneira simples e rápida, veja o passo a passo
Germinação
O substrato tem menos resistência do que a mistura de terra. Dessa forma, nos estágios iniciais de germinação da semente de pepino vermelho, isso facilitará o desenvolvimento de raízes e expansão da pequena para o estágio de muda. Apenas preencha o berço com o substrato. A composição do restante ser feita da mistura de terra.

Enfim, para a germinação ocorrer, mantenha o solo úmido o tempo todo e deixe o seu vaso em um local protegido da exposição solar direta. Se possível, em um canto mais escuro. Regue com um borrifador 3 ou mais vezes por dia. Em um período que pode variar de 5 a 15 dias, sua semente de pepino deverá germinar. Se mais do que uma germinar, apenas mude as outras duas de vaso.

Quando o broto despontar, coloque o seu vaso para tomar sol de manhã e no final da tarde. Assim, a muda terá tempo para desenvolver resistência solar. Pronto! Você tem a sua mais nova muda de pepino vermelho, pronta para se transformar em um pepineiro de qualidade rara, com o tempo! Por fim, só realize a manutenção e veja o seu pepineiro crescer.

Não saia antes de ler: Pode plantar suculentas em vaso de vidro? Veja dicas para não matar a sua planta

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais