Você sabe qual é o melhor tipo de adubo para o tomateiro? Veja aqui

Uma fórmula simples e eficiente

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 29 de junho por Lucca Ranoya – Qual o segredo de conseguir cultivar um tomateiro sadio, que produz flores e frutos saborosos do começo ao fim? Você já deve ter feito essa pergunta, quando plantou pela primeira vez o seu pé de tomate, sem instrução ou apoio. Nesse caso, muito provavelmente o seu tomateiro ficou com as folhas enrugadas ou produziu frutos muito ácidos quando frutificou.

Continua depois da publicidade

O segredo está logo no início do cultivo. Isso porque, a terra que você usará logo no início do desenvolvimento da planta, é de extrema importância para o futuro dela. Pois, lá será onde ela criará as suas bases de crescimento, que precisam ser fortes. O tomateiro é uma planta que precisa de um solo levemente ácido, com muitos minerais alcalinos a sua disposição, como o cálcio, fósforo e magnésio. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Você sabe qual é o melhor tipo de adubo para o tomateiro? Veja aqui - Reprodução Canva Você sabe qual é o melhor tipo de adubo para o tomateiro? Veja aqui – Reprodução Canva
Fazendo a primeira adubação do tomateiro
Para começar, utilize um vaso de 25 litros e misture ali uma terra vegetal de qualidade com 1 litro de húmus de minhoca. Aliás, se você desejar, poderá colocar esterco de boi curtido ou bokashi. Assim, essa mistura irá prover o necessário para o seu tomateiro desenvolver legal no primeiro momento.

Continua depois da publicidade

Após incorporar a terra com o adubo base, adicione à mistura, 50 gramas de calcário dolomita, 50 gramas de farinha de ossos e 50 gramas de cinzas de lenha ou madeira. Dessa forma, a sua terra vai ficar recheada de minerais que neutralizarão uma acidez excessiva. Afinal, isso é importante para o tomateiro, pois, ele é uma planta que precisa de bastante cálcio na hora da frutificação.
Adubação de manutenção
Enfim, depois da primeira adubação, você perceberá que o seu tomateiro irá crescer sem nenhuma dificuldade. Isso, claro, se acertar em outros aspectos do cultivo, que são tão importantes quanto a adubação:

luminosidade ideal;
drenagem do solo correta;
rega adequada;
atenção à doenças e pragas;
poda bem feita;
utilização de cobertura seca, em cima do solo.

Leia mais aqui: O que plantar em julho? Novo mês está chegando com clima mais frio
Detalhes sobre as adubações do tomateiro
Enfim, para adubar seu tomateiro, sempre utilize adubos que contenham bastante cálcio. Isso irá neutralizar os minerais tóxicos do solo, que podem estar em excesso ali e deixará o fósforo da terra mais disponível para as raízes da planta. Com isso, o seu tomateiro irá responder ao cultivo, frutificação e crescimento, de uma forma diferente do que se estivesse sendo plantado em solos de baixa qualidade.

Não saia antes de ler: 10 dicas para ter sucesso nas hortas caseiras; confira

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais