Pinhão: conheça esse alimento e formas de preparo

Dica incrível sobre o Pinhão

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


Curitiba, 18 de junho, sábado, por Bruno Dias — No mês de junho chegam as festas juninas e, com ela, as comidas típicas dessa data festiva. Canjica, curau, pamonha, maçã do amor e quentão são alguns dos preparos mais comuns dessa época. No entanto, em algumas regiões do Brasil um outro alimento é super consumido: o pinhão.

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, aqui no Vida de Casa, você vai conhecer o que é isso e aprenderá como prepará-lo. Não se esqueça de deixar seu comentário e enviar essa matéria para um amigo ou familiar. Por fim, você pode descobrir outras matérias que podem ser úteis para seu dia a dia.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, não deixe de conferir essa matéria que está bombando na internet: Mofo na mochila: veja como removê-lo de uma vez por todas!
Afinal, o que é o pinhão
De antemão, saiba que o pinhão é a semente da pinha e que, por sua vez, vem de uma árvore chamada Araucária. Uma espécie característica da região sul do país, também encontrada no sudeste em outros países da América do Sul e que é um dos símbolos do estado do Paraná.

Continua depois da publicidade

Portanto, ele é um alimento histórico, o pinhão estava presente na alimentação rotineira dos indígenas que moravam na região. Contudo, ao longo dos tempos essa semente foi preservada no cardápio local e hoje se tornou um prato que pode ser consumido puro, como parte de preparações, em datas festivas ou no dia a dia.

A princípio, não deixe de ler essa matéria que está dando o que falar na internet: Carne: descubra se ela está estragada com algumas dicas!
Quais os benefícios do pinhão
De antemão, saiba que o pinhão possui um perfil nutricional muito interessante. Essa semente é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento digestivo, e em minerais, em especial potássio, que atua no controle da pressão arterial.

Outro benefício desse alimento são as gorduras presentes em sua composição, como a ômega 6 e a 9, que ajudam no combate ao colesterol, melhorando a saúde cardiovascular. Além disso, ele possui uma grande quantidade de carboidratos, devendo ser evitado por pessoas que querem perder peso, mas indicado para quem precisa de uma grande reposição calórica.
Como preparar pinhão
O pinhão é um alimento que deve ser cozinhado sozinho. Para isso, é preciso fervê-lo em água até que esteja amolecido. Outras formas de cocção envolvem assar ou cozinhar na brasa. Após isso, ela deve ser descascada e somente o seu interior pode ser ingerido. Essa semente possui um sabor característico e uma textura que lembra castanhas quando cozidas.

Por fim, não deixe de ver essa matéria que está bombando em toda web: Cebola caramelizada: aprenda a fazer essa receita deliciosa!

Além dessas formas, possuem outros métodos de preparo. O pinhão pode também fazer parte de pratos, como ingredientes principais ou secundários de receitas. Contudo, uma das mais famosas é o entrevero de pinhão, uma espécie de picadinho com influências da gastronomia espanhola e leva carne e legumes.

Outro jeito de se preparar o pinhão é triturar essa semente e o preparar como uma farofa. Também é possível utilizar picado em arroz ou, em pratos veganos, como um substituto para as carnes, em receitas como o yakisoba.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais