Trepadeiras! Conheça 4 tipos para cultivar na sala e embelezar o ambiente

As trepadeiras, quando bem instaladas, deixam um charme sem igual no local

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 6 de junho por Lucca Ranoya – As plantas trepadeiras são espécies de plantas que crescem utilizando outras estruturas para se erguer e elevar. Tanto na natureza quanto em ambientes modernos, as trepadeiras podem emprestar um charme a mais para o visual.

Continua depois da publicidade

Por definição, elas são plantas que possuem raízes, prolongamentos ou ventosas, que emergem do caule e “agarram” outras plantas e superfícies. Isso para que possam subir e se desenvolver em busca de luminosidade. Em casa, podem ser usadas para criar uma atmosfera mais tropical, sendo empregadas tanto em forrações de canteiros como em vasos suspensos, que podem ser cultivados indor. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Descubra como fazer um yakisoba fácil e rápido; confira

Continua depois da publicidade

Trepadeiras! Conheça 4 tipos para cultivar na sala e embelezar o ambiente - Reprodução Canva Trepadeiras! Conheça 4 tipos para cultivar na sala e embelezar o ambiente – Reprodução Canva
Conheça 4 espécies trepadeiras para cultivar em casa
1 – Jiboia
Em primeiro lugar, falaremos sobre a Jiboia. Ela é uma planta muito comum aqui no Brasil, vista em casas, principalmente no interior do país. Suas folhas parecem realmente a cabeça de uma cobra, quando vistas de cima para baixo.

Ela geralmente é verde, rajada de amarelo e o seu cultivo mais comum é feito em vasos com estacas no meio (para subir) ou em vasos pendentes. Enfim, a Jiboia e tóxica, portanto, se tiver um pet ou crianças, fique de olho na ingestão casual de suas folhas e as deixe fora do alcance dos pequenos.
2- Filodendro-chocolate
Em seguida, conheça a filodendro-chocolate. Como fica implícito no nome da espécie, sua folhas tem uma coloração marrom. Elas são finas e um tanto frágeis. Portanto, evite expô-las ao sol direto por muito tempo ou deixá-las em locais de passagem ou atrito constante com algum objeto.

Você também pode gostar: Sinais de que a sua planta não está bem: dicas para plantas saudáveis
Costela-de-adão
Interessantemente, a costela-de-adão lembra (de formato) uma costela humana. As folhagens são furadinhas com um tom verde-escuro. Ela também é uma espécie trepadeira, que dá frutos. Inclusive, o seu fruto é comestível e, dizem, delicioso.

Porém, só o colha e o coma quando tiver certeza de que aquela espécie é a costela-de-adão. Isso porque outras plantas trepadeiras e similares podem produzir frutos que são tóxicos.
Singônio-rosa
Por fim, esse singônio é muito versátil, podendo ser cultivado em beiras de piscinas, canteiros, em baixo de árvores maiores e até em estacas, instaladas fora de casa. Suas folhas tem um tom rosado bem diferente e são lindas de observar.

Fique agora com o vídeo do canal do YouTube “Minhas Planta” e descubra outros tipos de plantas trepadeiras que podem se tornar ótimas opções de cultivo interno.

Não saia antes de ler: Vaso transparente para orquídea funciona? Veja aqui como plantar a sua flor do jeito certo

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais