Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Tá sem ideia? Veja 3 ideias criativas de prateleiras diferentes para você mesmo fazer
Tá sem ideia? Veja 3 ideias criativas de prateleiras diferentes para você mesmo fazer / Reprodução: Canva Pro

Tá sem ideia? Veja 3 ideias criativas de prateleiras diferentes para você mesmo fazer

Maringá, 30 de junho de 2022, por Denise Watanabe — Ter prateleiras em casa, além de ser uma opção para decoração, também é um móvel muito útil, principalmente para pequenos espaços. Portanto, o Agro Notícias vai trazer algumas dicas de como fazer estes móveis de forma criativa e útil para o seu dia a dia.

As prateleiras são móveis muito versáteis, pois, podem ser utilizados para sustentar objetos de decoração na sala ou no quarto, assim como guardar peças importantes, como mantimentos na cozinha ou os livros do quarto. Além disso, você pode fazer seu móvel de acordo com o espaço disponível e conforme a sua necessidade.

Veja mais sobre: Prateleira de pallets para guardar ferramentas na garagem: veja como fazer e organize o espaço

Tá sem ideia? Veja 3 ideias criativas de prateleiras diferentes para você mesmo fazer Tá sem ideia? Veja 3 ideias criativas de prateleiras diferentes para você mesmo fazer / Reprodução: Canva Pro
Como instalar prateleiras
Você pode fazer prateleiras que tenham o seu estilo para diversas finalidades. A madeira que está em alta atualmente é o pinus. Você consegue encontrá-lo facilmente para fazer a sua prateleira. Para fixar, você pode utilizar suportes embutidos, mão francesa, cordas, réguas metálicas e o que mais a sua imaginação permitir. Portanto, use a criatividade e vá além de apenas parafusos e pregos.

Você pode gostar também:Não sabe por onde começar? Confira 5 dicas para organizar melhor a casa
Ideias de prateleiras baratas para fazer em casa
De um jeito fácil, você pode fazer prateleiras e nichos apenas reaproveitando caixotes de madeira, gavetas antigas e revisteiros na parede. Serão úteis tanto para colocar objetos decorativos, quanto para livros ou temperos na cozinha, conforme dicas de Débora Fernandes, em artigo publicado em 20 de dezembro de 2016 para a Revista Casa, da Abril.

Visto isso, outra dica para fazer um móvel suspenso, é prender cintos de couro ou alças feitas de macramê ou crochê em tábuas do tamanho que quiser ou tiver disponível. Continuando, madeiras de demolição, também podem se transformar em um móvel muito estiloso.
Prateleiras para sala
As prateleiras para sala, de modo geral, são utilizadas para colocar objetos de decoração. Então, o móvel precisa acompanhar o estilo de decoração do ambiente. Antes e tudo, analise o espaço, as luzes e as cores, para decidir onde colocar sua prateleira e como será o móvel. Desse modo, você pode aproveitar para colocá-las no alto, para guardar as lembranças de viagens e colocar plantas pendentes.

Se o espaço for pequeno, aproveite para utilizar a prateleira como divisória de espaços. Além disso, escolha as madeiras também de acordo com o estilo da decoração. Assim, se preferir por algo mais rústico, aproveite as madeiras de demolição.
Prateleiras criativas
Se você quer fugir do normal e colocar prateleiras diferentes locais da casa, veja agora três sugestões:
1. Quarto
Para dar leveza e aproveitar pequenos espaços, aposte em uma prateleira flutuante, ou seja, faça prateleiras que fiquem suspensas, presas ao teto com cordas ou trabalhos artesanais. Além de elegante, você terá mais espaço livre.
2. Banheiro
Uma prateleira com estrutura feita em tubos pretos e madeira de demolição podem ser um diferencial para o ambiente.
3. Cozinha
Estruturas de alumínio coloridos são leves e podem ficar divertidos na cozinha. Sendo assim, aproveite também para colocar vasinhos de temperos e dar ainda mais vida ao ambiente.

Agora você já pode instalar prateleiras por toda casa. Coloque em prática estas dicas e sugestões e renove seu lar de uma forma prática e barata.

Saiba mais: Como pendurar quadros em casa: te ajudamos com essa tarefa, confira

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.