Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba se chá de saquinho é tóxico Reprodução: Canva
Saiba se chá de saquinho é tóxico Reprodução: Canva

Chá de saquinho é tóxico? Verdade ou mito? Descubra agora e veja se faz mal

São Paulo, 21 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Saiba aqui se chá de saquinho é tóxico com esse artigo que trouxemos hoje. O chá é uma maneira simples e saudável de absorver os nutrientes de folhas, raízes e frutos de plantas, algumas até medicinais. No entanto, será que o chá de saquinho é mesmo uma boa opção?

É para dar essa e outras respostas que trouxemos esse artigo hoje. Acompanhe a leitura para entender se chá de saquinho é tóxico e o que fazer para obter os benefícios das plantas curativas sem se submeter aos males desse produto.

Leia em seguida: Por que o olho fica tremendo? Descubra os motivos e como evitar que isso aconteça
Chá de saquinho é tóxico?
Muitas pessoas consomem chás pensando em obter os benefícios das plantas, mesmo que seja apenas o efeito calmante. Algumas são ainda mais poderosas, pois podem ajudar a emagrecer e até ajudar na cura de doenças graves, como hipertensão, diabetes e o câncer.

Contudo, nos últimos anos, a indústria de chás tem sido apontada como vilã, pois esses produtos industrializados não apenas não possuiriam os princípios ativos, como também poderiam ser tóxicos para o ser-humano. Entenda.
Microplásticos
Um dos problemas associados ao chá de saquinho seria a presença de microplásticos. Os microplásticos são partículas minúsculas de plástico que vem junto com as ervas nos saquinhos. Os saquinhos, em si, são confeccionados em seda, mas os microplásticos ajudam a manter a firmeza das embalagens.

No momento em que você consome o chá de saquinho, não tem jeito, os microplásticos são consumidos junto e vão para o seu organismo. Os efeitos prejudiciais disso em humanos ainda não foram confirmados, mas pesquisas recentes demonstraram que os microplásticos são, sim, prejudiciais para outras espécies de animais.

É o que atesta o artigo de Maria Eduarda Cury, publicado no site da revista Exame de 29.09.2019. De acordo com a reportagem, para demonstrar de que forma a água contaminada afeta seres vivos, os pesquisadores colocaram pulgas marítimas, da espécie Daphna magna, em diferentes soluções – onde a quantidade de microplásticos variavam. Os animais vieram a falecer e, enquanto ainda estavam vivos, apresentavam comportamentos e anormalidades que sugeriam que os pequenos plásticos estavam intoxicando os seres vivos.

Além dos microplásticos, o fato de passarem por um processo de industrialização faz com que os chás de saquinho necessariamente possuam conservantes e outras substâncias além das próprias ervas. Isso, por si só, já é uma prova de que o consumo jamais será 100% natural.

Veja também: Onde fica a lixeira do whatsapp? veja como recuperar todas as conversas apagadas, segredos revelados
Chá de saquinho é tóxico: solução
Chá de saquinho é tóxico? Verdade ou mito? Descubra agora e veja se faz mal Reprodução: Canva Chá de saquinho é tóxico? Verdade ou mito? Descubra agora e veja se faz mal Reprodução: Canva

Assim, sabe-se que não tem muito como escapar dos microplásticos e dos conservantes contidos no chá de saquinho. Sendo assim, a solução é procurar as ervas, raízes e frutos que você deseja de forma mais natural.

Entenda que o chá é antes de tudo uma folha ou um fruto, e você sempre pode comprar a versão natural em um mercado. Além disso, tem crescido o número de lojas de produtos naturais que você pode encontrar as folhas e comprar os seus chás a peso.

Fazendo assim, além de ter sempre bases frescas para o seu chá, você pode inventar receitas novas e comprar a quantidade que desejar. Dessa forma, você terá chás maravilhosos e totalmente livre de componentes químicos tóxicos.

E então, gostou da dica? Conte para nós nos comentários se você tem o hábito de tomar chá de saquinho e se já sabia que eles podiam não ser tão saudáveis assim.

Você também pode gostar de: Comer trigo faz mal? É tóxico? Veja agora seus efeitos quando você come

Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.