Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Comer trigo faz mal? É tóxico? Veja agora seus efeitos quando você come
Comer trigo faz mal? É tóxico? Veja agora seus efeitos quando você come - Canva

Comer trigo faz mal? É tóxico? Veja agora seus efeitos quando você come

São Paulo, 21 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Saiba de uma vez por todas se comer trigo faz mal. O trigo tem se tornado o vilão dos últimos tempos e muitas pessoas tem se perguntado se este alimento é tóxico. É preciso entender quais os problemas associados ao trigo e em que quantidades esse consumo é seguro.

Assim, para responder esta e outras perguntas, é que trouxemos esse artigo hoje. Acompanhe a leitura e descubra porque muitas pessoas dizem que o trigo é tóxico e entenda os efeitos no seu corpo quando você come.

Leia em seguida: Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!
Comer trigo faz mal?
Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre os perigos do consumo do trigo. Isso acontece porque o trigo, assim como outros alimentos, possui o glúten, que acabou se tornando o vilão desta geração.
O que é o glúten
O glúten é uma espécie de proteína presente no trigo assim como em outros cereais, como o centeio e a cavada.

Há pessoas que possuem a doença celíaca e são intolerantes a essa proteína. Mas essa doença é tão comum quanto qualquer outra alergia, que obriga a pessoa a se manter distante de um determinando ingrediente. Em tese, pessoas que não possuem essa doença específica, podem consumir o glúten tranquilamente.

O problema recente não está exatamente na presença ou não do glúten, mas na quantidade que se tem consumido a farinha de trigo refinada nos últimos anos. Isso porque, qualquer consumo em exagero pode levar a desequilíbrios prejudiciais ao corpo-humano.

Isso tem acontecido porque a farinha de trigo branca, refinada, vem sendo adicionada em larga escala pela indústria alimentícia. Muitos alimentos que você sequer imagina que possuam farinha de trigo tem hoje o elemento na sua composição. É o caso de molhos, todo tipo de alimento desidratado, como sopas, queijos e até remédios.

A consequência disso é que a humanidade tem consumido farinha de trigo em uma escala nunca antes vista. A quantidade exagerada de glúten no corpo humano pode sim trazer consequências negativas para o funcionamento do sistema digestivo.

Veja também: Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural!
Problemas associados ao consumo exagerado de farinha de trigo
Comer trigo faz mal? É tóxico? Veja agora seus efeitos quando você come Reprodução: Canva Comer trigo faz mal? É tóxico? Veja agora seus efeitos quando você come Reprodução: Canva

Um dos maiores problemas do consumo exagerado de farinha branca acontece por causa do alto índice glicêmico desse ingrediente. Essa é a razão também pela qual o glúten tem fama de ser altamente inflamatório.

A médica nutróloga, Marcella Garcez, mestre em ciências da saúde pela Escola de Medicina da PUCPR e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) explicou a questão em entrevista concedida ao site UOL, no artigo de 16.11.2020.

De acordo com a especialista, a farinha branca é absorvida rapidamente pelo organismo como um açúcar e eleva de forma veloz os níveis de glicose e insulina no sangue. E a insulina circulando em níveis altos é um importante marcador inflamatório.

Ou seja, consumir farinha branca em grande quantidade é equivalente a consumir açúcar em grande quantidade. Além da inflamação imediata após o consumo, esse hábito aumenta o riscos de doenças como diabetes.
Comer trigo faz mal: e o glúten?
Mas o consumo do trigo em si, e, consequentemente, do glúten, não apresenta riscos associados para quem não possui a doença celíaca.

Marcella Garcez esclarece ainda que em pessoas sem doenças relacionadas ao glúten, seu consumo não causa absolutamente nada. Para se ter uma ideia, um rigoroso estudo, publicado no periódico Gastroenterology (…) concluiu que a ingestão de alimentos com o composto presente na farinha de trigo, na cevada e no centeio realmente não está associado ao aumento de problemas gastrointestinais (como dor abdominal, indigestão, constipação e diarreia) nem provoca fadiga.

Em pessoas que possuem a doença, o consumo de glúten de fato desencadeia um processo inflamatório perigoso, que pode levar a diarreias sérias e até prejudicar o crescimento das crianças.

Por isso, o glúten apenas é tóxico se você tiver a doença celíaca. Nos demais casos, o ideal é evitar alimentos que possuam a farinha branca e consumir a farinha de trigo integral ao invés dela. A versão integral é nutritiva e funciona como uma aliada para a prevenção de doenças.

E então, gostou de saber a verdade sobre se comer trigo faz mal? Conta pra gente nos comentários se você já sentiu algum desconforto após comer muita farinha branca.

Você também pode gostar de: Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados

Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.