Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Castanha de baru (reprodução Canva Pro)

Já conhece os benefícios da castanha de baru? Veja agora junto com dicas de consumo

Salvador, 28 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. O baru, ou cumbaru, de nome científico Dipteryx alata, é o fruto do baruzeiro, uma árvore exuberante do cerrado brasileiro. Desta maneira, é uma espécie que pode ser encontrada nas matas e cerradões dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mineras Gerais e Distrito Federal. Apesar de ser pouco conhecida, a castanha de baru é rica em inúmeros benefícios para a saúde do organismo, essenciais para quem busca a base de uma alimentação saudável e nutritiva.

O seu fruto é envolvido por uma casca rígida e no seu interior encontra-se a castanha de baru, com sabor semelhante ao amendoim, porém, levemente suave. Essa oleaginosa pode ser utilizada no preparo de pratos doces, salgados e produção de farinhas. Seu óleo pode ser extraído também para usos culinários e medicinais. Portanto, continue conosco e veja os benéficos dessa oleaginosa para além da culinária.

Acesse agora: Você sabia que o pequi é rico em ferro e, por isso, um grande aliado do combate à anemia? Descubra esse e outros benefícios
Benefícios da castanha de baru
A amêndoa do fruto do cerrado é rica em uma lista de substâncias e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. É fonte em minerais como fósforo, ferro, potássio, cálcio, zinco e magnésio, bem como ácidos graxos essenciais e também é fonte de proteínas. Logo, confira abaixo todos as vantagens que a ingestão da castanha pode te proporcionar.
Promove a saúde do coração
De acordo com o site Ecycle, a castanha de baru pode ser essencial para garantir a saúde do sistema cardiovascular. Isso ocorre devido às altas concentrações dos ômegas 3 e 6, ácidos graxos essenciais que atuam no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue.

Portanto, esses lipídios favorecem a diminuição do colesterol considerado “ruim” para o organismo, o LDL, enquanto aumenta os níveis do colesterol “bom”, o HDL. Deste modo, o consumo adequado e regular da castanha de baru evita o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Além disso, essas substâncias também promovem o desenvolvimento das funções do cérebro, como memória e a concentração.
Fonte de proteínas
Ademais, a castanha de baru é um alimento ideal para quem busca uma dieta rica em proteínas. Essa substância orgânica fornece aminoácido para a construção de músculos, tecidos hormônios e demais funções no organismo.

Apesar de ser uma oleaginosa com alto teor de gorduras, a amêndoa do baru possui cerca de 26% de teor de proteínas, mais que a castanha de caju e a castanha-do-pará. Deste modo, é ideal para uma dieta saudável, especialmente de quem busca uma rotina de exercícios para construção de músculos.
Ajuda na queima de gordura
Outro benefício que o baru pode proporcionar é a redução do tecido adiposo no corpo. Isso ocorre uma vez que o alimento possui substâncias que ajudam na reorganização dos adipócitos (células de gordura) encontradas na região abdominal. Além disso, atua também regulando o hormônio cortisol, que, dentre suas funções, é responsável pelo acúmulo de lipídios. Não apenas, atua também acelerando o metabolismo e proporcionando auxílio para a queima de calorias.

Confira logo: A casca da uva faz bem para a saúde? Confira os nutrientes e os benefícios que elas trazem para o nosso organismo

Castanha de baru (reprodução Canva Pro) Castanha de baru (reprodução Canva Pro)
Previne a anemia
Por fim, a castanha de baru ainda é fonte de ferro, contendo em apenas 100 gramas da amêndoa, 59% da recomendação diária do mineral. Esse micronutriente apresenta inúmeras funções para o organismo, incluindo sua composição na hemoglobina, essencial para o transporte de oxigênio pelo sangue. Portanto, ao ingerir boas quantidades da castanha, evita-se o aparecimento dos sintomas de anemia, causados justamente pela carência de ferro.
Como consumir a castanha
Após descobrir todos os benefícios que essa oleaginosa pode proporcionar para a manutenção da saúde do organismo, é hora de saber também como fazer o consumo. O recomendado é consumir o baru torrado, já que ele, em sua forma crua, possui os chamados fatores antinutricionais, que podem interferir na absorção e alguns minerais. Desta maneira, você pode acrescentar a castanha no preparo de bolos, barras de cereais, farofas, pratos como arroz, saladas e até mesmo utilizar o leite vegetal.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido todos os benefícios da castanha de baru para a saúde. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro de todas as informações sobre esse fruto do cerrado brasileiro.

Veja já: Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural!

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.