Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita. Foto: Canva
Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita. Foto: Canva

Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita

São José dos Campos-SP, 15 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O rabanete é uma planta pequena, da família das ervas, e muito nutritiva. Assim, podemos também plantar em casa. No entanto, é possível colher em apenas 30 dias, se o cultivo for feito de forma correta. Achou legal e quer saber mais? Veja aqui, no Mato Grosso é Agro!

Primeiramente, é preciso saber o passo a passo para cultivar de maneira correta. Com isso, vai conseguir colher o rabanete em tempo menor. Consequentemente, vai ter uma iguaria fresquinha e saudável de forma rápida.

Veja em seguida: Três sugestões de uso do vinagre na limpeza doméstica: na hora do improviso, ele é um grande aliado da casa
Quanto tempo leva para nascer o rabanete?
Normalmente, rabanete leva 45 dias para a colheita, desde a primeira plantação. Contudo, a ideia desse post é agilizar isso para 30 dias, sem perder a qualidade do produto.

Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita. Foto: Canva Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita. Foto: Canva

Desta maneira, o ideal mesmo é plantar no verão e deixar a raiz crescer a cerca de 2,5 centímetros. Neste caso, ficará mais fácil para fazer a colheita no período de um mês.

Mas também é importante deixar um espaçamento de 3 a 4 centímetros entre cada semente no terrário. Aliás, a terra precisa ser fofa e bem adubada. Com isso, o rabanete também vai crescer de maneira mais rápida.

Vale lembrar que podemos plantar tanto no vaso quanto diretamente na terra. Isso vai depender do espaço disponível de cada um em casa.

Veja em seguida: Área para descanso no quintal; veja essas dicas para deixar o seu cantinho ainda mais aconchegante

Outra questão importante é na hora de fazer o buraco para encaixar a semente. Isso porque eles precisam de cerca de cinco centímetros de profundidade. Logo, vão crescer de maneira mais rápida.

Além disso, precisa regar bastante, diariamente, e deixar embaixo do Sol por mais tempo. Caso contrário, vai demorar mais para poder colher.
Como saber se o rabanete está bom para colher?
Neste caso, podemos checar manualmente puxar levemente a raiz. Se ela estiver com 2,5 centímetros, já está no período ideal para fazer a colheita.

Inclusive, se fizermos todos os procedimentos citados acima de forma correta, as chances de sucesso são maiores. Muitas vezes, é possível colher o rabanete em até 28 dias.
Qual é a parte do rabanete que a gente come?
Normalmente, comemos a raiz do rabanete. Por isso, é importante que tenha crescido de forma suficiente. Neste caso, podemos pegar a parte vermelha, tirar as folhas, higienizar e depois cortar para compor a salada.

Veja em seguida: Confira tudo que precisa saber para podar palmeira no quintal de casa; leia agora e acabe com as dúvidas

Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.