Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Podar palmeiras( Reprodução Canva)
Podar palmeiras( Reprodução Canva)

Confira tudo que precisa saber para podar palmeira no quintal de casa; leia agora e acabe com as dúvidas

Curitiba, 14 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- As palmeiras são plantas muito requisitadas na composição do paisagismo, por possuir uma beleza excepcional e dar um toque de leveza ao ambiente. Dessa maneira, para poder ter essa planta em casa e realizar os cuidados necessários, ensinaremos como podar palmeiras.

Podar palmeiras é extremamente importante para que a planta tenha uma manutenção adequada e continue saudável. Já que, o processo de eliminar as imperfeições é um cuidado necessário para a árvore.

Confira também: Jardinagem para iniciantes: veja essas dicas que te ajudarão muito para começar

Podar palmeiras( Reprodução Canva) Podar palmeiras( Reprodução Canva)
Importância de podar palmeiras
O site G1, em 17 de agosto de 2020, falou sobre o quanto é importante podar palmeira, principalmente se elas ficarem em áreas que podem ter contato com fios de eletricidade. Como as palmeiras crescem com muita facilidade e ficam grandes, podar para não causar problemas é extremamente necessário. Além disso, mesmo que se plante em um local aberto, se deve podar para que a palmeira cresça saudável.

Nesse sentido, suas folhas secas devem ser podadas porque são perigosas se caírem sozinhas. Até porque, como as palmeiras são grandes, sua altura deixa a queda ainda mais perigosa, além do fato de as folhas serem pesadas. Da mesma forma, elas podem causar incêndios por serem um combustível.

O período indicado para realizar a poda seria durante o verão, porque conseguiriam se recuperar adequadamente. Quanto à ferramenta indicada, existem facas específicas para podar palmeiras. Contudo, a outra opção é a motossera. Além disso, existem dois tipos de poda e elas dependem da idade da árvore.

Ademais, veja: Flores de campo: conheça essas opções que vão dar ainda mais encanto ao seu jardim
Palmeira jovem
Se deve realizar uma poda para estruturar a árvore. Ou seja, nessa hora é que se irá definir como quer que sua planta cresça. Então, basta proceder a limpeza das folhas secas para que a árvore se desenvolva bem e a entrada de luz não seja afetada.
Palmeira adulta
Se deve realizar visando a produção de folhas, como também para facilitar a colheita dos frutos, retirando as folhas secas. Sendo chamada, poda de produção, faz com que a árvore passe pelo processo de rejuvenescimento.
Frutificação da palmeira
Tem como objetivo estabelecer os principais ramos produtivos. Deve-se escolher 3 ou 4 dos ramos principais, entretanto, não se indica utilizar os ramos inclinados. Dessa maneira, após escolhidos, basta remover os otários e aparar um pouca para deixar a estrutura da árvore definida.
Poda de produção
Visa melhorar qualidade e quantidade da fruta, melhorando a captura de luz solar para copa. Dessa maneira, basta fazer uma limpeza nos galhos e na parte interna da copa. Acrescentando também a limpeza dos ramos improdutivos fazendo o corte. Primeiramente, remova os otários maiores, já que não são produtivos e só retardam o crescimento. Entretanto, não se recomenda remover todos os otários. Quando aos ramos mais baixos, devem ser podados, já que recebem pouca luz solar.

Dessa forma, agora que já conhece algumas maneiras de como podar palmeiras, pode realizá-las sem problemas. Basta prestar atenção em seu estágio de crescimento e realizar o processo. Continue acompanhando mais dicas no site Agro Notícias para tornar seu dia a dia mais prático.

Continue vendo: Você sabia que a acidez do solo pode interferir em suas plantações? Saiba mais sobre o assunto e aprenda a corrigir

 

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.