Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba como regar plantas em apartamento sem sujar Reprodução: Canva
Saiba como regar plantas em apartamento sem sujar Reprodução: Canva

Como fazer para regar plantas em apartamento sem sujar? Dicas valiosas para ganhar tempo

São Paulo, 17 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Aprenda como fazer para regar plantas em apartamento sem sujar com essas dicas incríveis. As plantas garantem um ar fresco e filtram a energia dos ambientes. Portanto, ter plantas em apartamentos é uma ótima forma de melhorar os ambientes.

Contudo, muitas vezes, não se tem espaço, e deixar plantas na sala, por exemplo, pode significar muita sujeira, principalmente com a rega. Assim, para que você aprenda como regar suas plantas em apartamento sem sujar é que trouxemos esse artigo hoje. Acompanhe a leitura e deixe sua casa sempre limpa e organizada.

Leia também: Cebola no quarto para tosse? Será que isso funciona mesmo? Confira todo o que precisa saber
Como fazer para regar plantas em apartamento sem sujar
Primeiramente, você deve entender que a maior parte da sujeira das plantas ao regar vem do excesso de água. Em contato com a terra, a água pode ser responsável por deixar sua casa uma verdadeira bagunça. Por isso, acompanhe as dicas abaixo para saber o que fazer.
Retire do cachepot
O cachepot é o recipiente em que você coloca o vaso, sendo que o vaso possui os furos para drenar a água, e o cachepot não. Se você plantar diretamente no vaso, há grande chance de a água empoçar e sua planta morrer.

Assim, para garantir que tudo fique bem limpinho, retire a planta do cachepot e regue o vaso na pia. Aguarde para que toda água excedente desça pelos buracos do vaso e, só então, retorne ao cachepot. Isso funciona também para as plantas com pratos. É justamente esse excesso de água com terra que acaba causando a sujeira. Dessa forma, a sua planta fica molhada e o excesso não fica na sua sala.
Coloque embaixo do chuveiro
Outra solução é colocar o vaso embaixo do chuveiro. Isso é ainda melhor se a sua planta estiver precisando de uma hidratação poderosa.

Ligue o chuveiro fraquinho e desligado, como se fosse uma chuva bem leve para a sua planta. Deixe assim por cerca de 10 minutos e, depois, aguarde mais uns 5 minutos para que toda água desça. Assim, você tem uma hidratação intensa sem fazer sujeira na sua casa.
Distribua a água por igual para regar plantas em apartamento sem sujar
Como fazer para regar plantas em apartamento sem sujar? Dicas valiosas para ganhar tempo Reprodução: Canva Como fazer para regar plantas em apartamento sem sujar? Dicas valiosas para ganhar tempo Reprodução: Canva

É muito importante que você regue as suas plantas por igual, ou seja, em toda a volta do vaso. A raiz não tem local certo para nascer, então se você colocar água só de um lado, é possível que a sua planta morra.

Colocando a água em movimentos circulares, você garante a saúde da sua planta e aproveita melhor toda a água, evitando os excessos que fazem sujeira. Se a sua planta não for de vaso, essa dica é ainda mais importante. Com a quantidade de água correta e distribuída de forma uniforme, você não terá problemas de sujeira em sua casa.

Veja em seguida: Como fazer suspiro caseiro? Truque que fica crocante por fora e macio por dentro
Use um vaso do tamanho certo
O tamanho do vaso também influencia no crescimento da sua planta e na sujeira na hora de regar. Se ele for muito pequeno, é provável que você não consiga distribuir a água corretamente e ela crie poças, sendo mais difícil controlar o escoamento.

O mesmo acontece se ele for muito grande. A chance de você colocar muita água e ter problemas com a sujeira depois é maior. Por isso, encontre o vaso adequando, a quantidade certa de água e se possível retire do prato ou do cachepot para regar. Nesse sentido, suas plantas crescerão saudáveis e sua casa permanecerá limpa sempre.

E então, gostou das dicas? Conte para nós nos comentários se você conhece alguma outra técnica para regar suas plantas sem sujar.

Você também pode gostar de: Picles de pepino: faça hoje mesmo essa delícia para toda família, muito fácil!

Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.