São Paulo – SP, 16 de junho de 2022, por Vanessa Higa. Hoje, na sessão Mato Gross é Agro, você vai conhecer quais as melhores panelas para cozinhar e o que os nutricionistas indicam para cada situação, confira agora mesmo!
Escolher a panela que vai ser usada para preparar os alimentos, segundo o site da Globo, em 20 de setembro de 2015, por Simone Intrator, vai muito além da beleza dos lançamentos do mercado, pois é importante que as panelas não soltem substâncias químicas prejudiciais para a sua saúde. Então, veja qual a melhor indicação para que você possa cozinhar sem problemas para seus amigos e família.
Veja mais: Sabão líquido de lavanda: faça em casa com apenas 4 ingredientes, rende muito!
Conheça as melhores panelas para cozinhar, os nutricionistas indicam as melhores para cada situação! – Canva
Quais são as melhores panelas para cozinhar para cada momento?
Em primeiro lugar, sabe-se que os melhores tipos de panela para cozinhar são aquelas que cozinham bem e não prejudicam a saúde. E, além de tudo, são sustentáveis para o meio ambiente. Há mais de 9 tipos de panela, confira algumas das mais usadas e para quê servem cada tipo. Ademais, veja qual se adapta a sua rotina e alimentação.
Confira depois: Como plantar TOMATE CEREJA: confira dicas de quem entende do assunto para ter muitos frutos!
Aço cirúrgico: uma das melhores panelas para cozinhar e mais caras por não ser porosa, também tem a proteção contra arranhões e não retém nenhum tipo de resíduo dos cozimentos. Sendo assim, não contamina os alimentos ao cozinhar;
Inox: podemos dizer que a principal vantagem é o fato desta panela não oxidar. Além disso, distribui o calor de forma igual na sua superfície. E foi confirmado em um estudo que a panela não é indicado para pessoas alérgicas e que compostos causam alergias e leva o desenvolvimento de câncer;
Ferro: uma das panelas que mais traz benefícios à saúde. Na Unicamp, foi comprovada a transferência do mineral presente na superfície dessas panelas de ferro para os alimentos. Dessa forma, acaba transformando em importantes aliadas no combate à anemia;
Antiaderentes: um dos mais controversos tipos de panela disponível no mercado, pois em sua composição PFOA e PTFE, ambos bastante complicados. O PTFE quando exposto a altas temperaturas e assim liberando gases tóxicos causando sintomas da gripe. Então, se sua panela estiver com riscos ou desprendendo, descarte-a imediatamente;
Qual é a melhor panela para comprar?
Por fim, apesar de não ter falado de todos os tipos, é necessário pesquisar e ver qual é o mais apropriado para você. Isso porque, a ideia é pegar o máximo de proveito de cada panela. Entretanto, é importante ressaltar que é bom evitar modelos que contenham PFOA e PTFE que possuem nas panelas antiaderente.
Desse modo, as de alúminio não são recomendadas por nutricionistas devido à possibilidade de desprendimento do material que contém nos alimentos. Portanto, as melhores para adquirir são de vidro, cerâmica, porcelana, barro, ferro, pedra e sabão e aço cirúrgico, porque trazem menos risco a saúde.
Então, ao adquirir as melhores panelas para cozinhar, tente conservá-las ao máximo e use e abuse delas. Ah, e não deixe de compartilhar com todos ao seu redor, combinado?
Leia agora: Como substituir o arroz: aprenda a fazer arroz de chuchu low carb
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.