Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
beta alanina (Reprodução Canva Pro)
beta alanina (Reprodução Canva Pro)

Mais disposição e força? Que tal falarmos da beta alanina e seus benefícios?

Foz do Iguaçu, 16 de junho de 2022, por Igor Queiroz – Sem força e disposição para encarar o dia a dia? Se sua reposta foi positiva, esse texto é ideal para você. Isso porque, de forma direta, o assunto tem a ver com performance e desempenho. Sim, estamos falando da beta alanina e de seus benefícios à nossa saúde.

Rodeada de estudos, mitos e dúvidas, a beta alanina é constante fonte de pesquisa científica. Sumariamente, a suplementação é, em geral, restrita à nutrologia, à medicina ortomolecular e à medicina do esporte. Contudo, o uso terapêutico não é restrito aos atletas. Portanto, o assunto de hoje, no Agro Notícias, promete tirar dúvidas, rebater mitos e esclarecer conceitos. Vamos nessa?

Confira: Chá de Tulsi, já ouviu falar? Conheça os benefícios incríveis dessa bebida natural
Antes de tudo, o que, de fato, é a beta alanina?
Normalmente, ao se deparar com um nome como beta alanina, nossa mente já se condiciona a pensar em medicamentos, comprimidos e tratamentos. Contudo, esse não é o caso desse composto. Nos melhores livros de bioquímica, a seção “beta-alanina benefícios” confirmará o não óbvio: é uma molécula que nós mesmos produzimos. Sim, além da fonte externa – os alimentos-, nosso fígado produz uma certa quantidade de beta alanina diariamente. Portanto, não se assuste com a “quimiquês” do nome trabalhado.

beta alanina (Reprodução Canva Pro) beta alanina (Reprodução Canva Pro)

Assim, além da fonte vinda dos alimentos, o composto também é produzida naturalmente. Dessa forma, juntamente com outra molécula produzida no fígado, forma a carnosina. Essa substância, dentre outras funções, explica muito bem a função e os efeitos desejados no nosso organismo. No entanto, antes de abordarmos bem as funções, tratemos um pouco sobre as fontes naturais da beta alanina.

Confira: Limão zamboa, cheio de propriedades e benefícios. Conheça mais sobre essa deliciosa fruta cítrica
Fontes naturais: quais alimentos consumir?
Certamente, na mesma seção “beta-alanina benefícios” de um bom livro, as principais fontes alimentícias estarão listadas. Em síntese, alimentos como aveia, centeio, cacau, cevada, coco, abacate, avelã, nozes, amendoim, feijão, ervilha, castanhas, aspargo, mandioca, batata, cenouras são , essencialmente, fontes de alanina.

Ao ingerirmos, nosso fígado consegue mais substrato para produzir mais beta alanina. Assim, todos os benefícios, que veremos logo abaixo, são potencializados. Ademais, existe a beta alanina sintética. Segundo recente artigo publicado na plataforma de ciências médicas PubMed, o consumo da molécula é seguro. Contudo, a beta alanina sintética, ou manipulada, deve ser prescrita por um médico ou orientada por um nutricionista.

Ademais, veja também: Chá de amora miura: saiba quais os benefícios e as propriedades dessa incrível bebida natural
Benefícios, quais são?
De acordo com Diane Cortez, em publicação no dia 08 de maio de 2020 para o site UOL, alguns mitos estão envolvidos com essa molécula. Contudo, o que nos interessa é a redução da fadiga muscular. Não somente ideal para atletas, a beta alanina também pode te auxiliar no dia a dia pesado.

Portanto, se pratica exercício físico e quer melhorar seu desempenho, a beta alanina é sua aliada. Todavia, se seu objetivo é reduzir o cansaço do trabalho e da rotina pesada da semana, a beta alanina também é ideal. O segredo, em suma, reside sobre a carnosina, citada acima. Esta, direta e indiretamente, atua sobre os músculos diminuindo o estresse, a fadiga e o cansaço.

Portanto, confira: Dá para plantar Pitaya em casa? Claro que sim! Aprenda algumas dicas indispensáveis para ter sua própria pitaieira
Existem efeitos colaterais?
Primeiramente, antes de qualquer coisa, tenhamos algo em mente: todo exagero é, sem exceção, prejudicial. Pergunte a qualquer médico, até a água, essencial e indispensável para a vida, em excesso, é prejudicial à nossa saúde.

Assim, o principal efeito colateral da beta alanina está ligado às altas doses. Em suma, seria a sensação de formigamento pelo corpo. No entanto, isso é quase que restrito às doses manipuladas do composto.

Ainda, confira: Saiba mais sobre a flor ruélia: deixe seu quintal ainda mais bonito com essa bela flor