Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Varíola dos Macacos - Reprodução Pixabay
Varíola dos Macacos - Reprodução Pixabay

Brasil já tem previsão para o recebimento de vacinas para o combate à varíola dos macacos; saiba detalhes

Nova Mutum, 03 de outubro de 2022, por Camila Vicente – Nesta quarta-feira, falaremos sobre a varíola dos macacos. Ademais, trataremos também sobre o recebimento de um antiviral para o enfrentamento ao surto.

Conforme apurado pelo É Mais MT, a varíola dos macacos provém do vírus monkeypox, sendo considerado uma zoonose viral. Ou seja, passa dos animais para seres humanos. A saber, seu período de incubação é geralmente de 13 dias, podendo também variar de cinco a 21 dias.

Vacinas para o enfrentamento da varíola dos macacos

De acordo com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, o país tem previsão para em breve receber o tecovirimat. Esse medicamento é um antiviral que visa enfrentar o surto de varíola. A situação da doença no Brasil já é tratada e considerada um surto, mas, pode progredir para uma epidemia, endemia e até mesmo evoluir para uma pandemia, como é o caso da Covid-19.

Em suas redes sociais, Queiroga afirma que a Opas – Organização Pan-Americana da Saúde encaminhará o medicamento. Em um primeiro momento, os casos mais graves terão preferência.

No mesmo sentido, Arnaldo Medeiros, secretário do Ministério da Saúde, afirmou que a primeira remessa de vacinas será entregue em setembro. Afirmou, ainda, não ser recomendado a vacinação em massa. Assim, deve receber a dose, aquele que está ou foi exposto a alguém contaminado, ou aqueles com alto risco do contágio.

Brasil registra a primeira morte por varíola dos macacos

Cabe informar que, até a última semana do mês de julho, o Brasil registrou cerca de 1.342 casos de Monkeypox. A primeira morte pelo vírus ocorreu em Belo Horizonte – MG. A vítima era um homem de 41 anos que tinha imunidade baixa, algumas comorbidades, câncer e um quadro de linfoma.

Formas de transmissão e sintomas

De acordo com a OMS, existem quadros diferentes de sintomas conforme suspeitas. Assim, qualquer pessoa que apresente bolhas, independente de idade, e se for acompanhada por dores de cabeça. Também, há a inocorrência de febre acima de 38ºC, dor muscular, dor no corpo e fraqueza profunda. Desta forma, é necessário fazer exames para confirmar o quadro de varíola.

A transmissão ocorre com o contato com lesões, gotículas da respiração de alguém já contaminado, fluidos corporais e objetos contaminados. Um exemplo é roupas e objetos pessoais. A Organização Mundial de Saúde afirma que a contaminação ocorre principalmente em pessoas próximas a outros contaminados.

Por fim, a OMS comenta que os mesmo cuidados usados para a prevenção da pandemia do Covid-19 se faz importante no atual caso de varíola dos macacos. O uso do álcool gel, máscara de proteção, constante uso de água e sabão para a higienização das mãos e, principalmente, distanciamento. Também é importante evitar os locais com aglomeração. 

Veja também o vídeo da matéria:

 

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]