Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Ferrovia - Reprodução Instagram
Ferrovia - Reprodução Instagram

Ferrovia e a expectativa econômico-financeira da população mato-grossense; saiba mais

Nova Mutum, 24 de junho de 2022, por Camila Vicente – Falaremos sobre a chegada da ferrovia, que é um sistema para transporte de cargas pesadas e em grandes quantidades. A ferrovia visa uma maior celeridade e eficiência, sendo predominante em regiões altamente industrializadas. Saiba mais aqui no É Mais MT.

Ademais, a ferrovia vai passar por várias cidades dentro do estado do Mato Grosso. Entre elas, temos Lucas do Rio Verde, indo até o Porto de Santos, em São Paulo, possuindo mais de 10 mil km de linhas. Além disso, está previsto um investimento de mais de 7 bilhões com a construção de um túnel de quase 2 km, 22 pontes, 21 viadutos e 5 passagens inferiores.

Na manhã do dia 14 de junho, a Rumo Logística anunciou o sucesso da última licença que permite o início das obras. Assim, é previsto mais de 700 km que vai passar por dezesseis cidades. Essa primeira licença é para construção de um trecho, conforme a declaração de Francisco Voulo, Presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Mato Grosso:
“Agora começa a contagem regressiva para a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à nossa querida Cuiabá. Saiu agora a licença de instalação. A empresa Rumo está autorizada a começar as obras a partir de Rondonópolis rumo à Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Se Deus quiser em breve estaremos escutando o apito do trem na nossa querida Capital”
Veja também: Queimadas no período da seca podem resultar em aumento na fatura de energia; saiba mais detalhes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rumo (@rumologistica)

Evento de lançamento da obra deve ocorrer em Rondonópolis
Outrossim, é previsto que ocorra no dia 27 de Junho, um evento de lançamento para dar início a todo o procedimento de construção e instalação dos trilhos. O mesmo irá ocorrer na cidade de Rondonópolis, como forma de registro a esse grande marco.

Veja também: Sabia que tem como plantar kiwi em vaso? Veja como fazer a semente germinar em poucos dias
Expectativa econômico financeira com a chegada da ferrovia
Em resumo, a ferrovia vai proporcionar uma evolução para logística no Brasil, pois irá agregar certa facilidade no escoamento da produção do estado. Assim, é previsto uma redução de custo no transporte, visto que a ferrovia é o meio mais econômico e célere comparado ao custo rodoviário. Dessa forma, acredita-se que haverá uma redução para os produtores, e esse efeito também será esperado pelo consumidor final.
Risco nas estradas do interior do MT
Ademais, de acordo com o estado de calamidade em que se encontra as vias dentro do estado do Mato Grosso e os efeitos negativos da falta de manutenção das vias, torna-se claro que a chegada da ferrovia só tem a agregar para a sociedade. Em conclusão, objetiva-se maior segurança quando o assunto é o índice de roubo de cargas, maior celeridade, uma efetiva prevenção de perdas ao longo do caminho e maior economicidade para o bolso tanto do produtor quanto do consumidor.

Veja também: Cidade em Mato Grosso decreta a volta do uso de máscara; saiba detalhes

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]