Nova Mutum, 24 de junho de 2022, por Camila Vicente – Falaremos sobre a chegada da ferrovia, que é um sistema para transporte de cargas pesadas e em grandes quantidades. A ferrovia visa uma maior celeridade e eficiência, sendo predominante em regiões altamente industrializadas. Saiba mais aqui no É Mais MT.
Ademais, a ferrovia vai passar por várias cidades dentro do estado do Mato Grosso. Entre elas, temos Lucas do Rio Verde, indo até o Porto de Santos, em São Paulo, possuindo mais de 10 mil km de linhas. Além disso, está previsto um investimento de mais de 7 bilhões com a construção de um túnel de quase 2 km, 22 pontes, 21 viadutos e 5 passagens inferiores.
Na manhã do dia 14 de junho, a Rumo Logística anunciou o sucesso da última licença que permite o início das obras. Assim, é previsto mais de 700 km que vai passar por dezesseis cidades. Essa primeira licença é para construção de um trecho, conforme a declaração de Francisco Voulo, Presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Mato Grosso:
“Agora começa a contagem regressiva para a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à nossa querida Cuiabá. Saiu agora a licença de instalação. A empresa Rumo está autorizada a começar as obras a partir de Rondonópolis rumo à Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Se Deus quiser em breve estaremos escutando o apito do trem na nossa querida Capital”
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Evento de lançamento da obra deve ocorrer em Rondonópolis
Outrossim, é previsto que ocorra no dia 27 de Junho, um evento de lançamento para dar início a todo o procedimento de construção e instalação dos trilhos. O mesmo irá ocorrer na cidade de Rondonópolis, como forma de registro a esse grande marco.
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Expectativa econômico financeira com a chegada da ferrovia
Em resumo, a ferrovia vai proporcionar uma evolução para logística no Brasil, pois irá agregar certa facilidade no escoamento da produção do estado. Assim, é previsto uma redução de custo no transporte, visto que a ferrovia é o meio mais econômico e célere comparado ao custo rodoviário. Dessa forma, acredita-se que haverá uma redução para os produtores, e esse efeito também será esperado pelo consumidor final.
Risco nas estradas do interior do MT
Ademais, de acordo com o estado de calamidade em que se encontra as vias dentro do estado do Mato Grosso e os efeitos negativos da falta de manutenção das vias, torna-se claro que a chegada da ferrovia só tem a agregar para a sociedade. Em conclusão, objetiva-se maior segurança quando o assunto é o índice de roubo de cargas, maior celeridade, uma efetiva prevenção de perdas ao longo do caminho e maior economicidade para o bolso tanto do produtor quanto do consumidor.
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