Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Depressão - Reprodução
Depressão - Reprodução

Doença do século: Depressão e a importância do diagnóstico

Nova Mutum, 29 de junho de 2022, por Camila Vicente – Nesta quarta-feira iremos falar sobre a Depressão, doença que vem sendo considerada o mal do século. Saiba mais aqui no ÉMaisMT.

Ademais, a depressão é uma doença psiquiátrica, a mesma afeta a pessoa com sintomas de tristeza profunda falta de apetite, desanimo, pessimismo e baixa autoestima. Aliás, podem se apresentar separadamente ou em conjunto.

Veja também: Saiba detalhes sobre o caso Genivaldo, morto por agentes da Polícia Federal e o sigilo de cem anos imposto no processo; saiba mais

Outrossim, também é considerada perda do interesse pela vida que causa angústia e prostração. Muitas vezes, o motivo não é evidente e pode afetar qualquer pessoa. inclusive, muitas pessoas que sofrem com a doença possuem dinheiro ou sucesso. Ou seja, a depressão não está condicionada a classe social ou à situação de vida da pessoa.
Quais os principais sintomas da Depressão?
A princípio, para o diagnóstico da doença é necessário um conjunto de alguns sintomas dos vários que existem. Cabe salientar, que há uma enorme diferença entre a depressão e tristeza. A tristeza é um sentimento “normal” que não afeta a sua produtividade, mesmo sofrendo de tristeza, uma pessoa consegue desempenhar suas atividades do dia a dia. Por outro lado, com a Depressão o caso é outro. O sentimento ruim não vai embora afetando a vida, saúde, relacionamento, família e vida social da pessoa.

Em resumo, os principais sintomas da depressão são: Ansiedade ou vazio persistente, pessimismo, irritabilidade, culpa, utilidade ou desamparo, perda de interesse ou prazer pela vida, falta de energia ou fadiga e movimento e/ou fala mais devagar. Entre outros.

Veja também: Importância da Lei Geral de Proteção de Dados; saiba mais
Quais os tipos de Depressão?
A priori cabe salientar que a Depressão pode surgir de várias formas, conforme cada pessoa e seus hábitos. Assim, vamos apresentar as demais formas com a qual essa doença se apresenta.

Atualmente, temos o Transtorno depressivo persistente: É uma alteração no humos, que tem duração de 02 anos aproximadamente. A Depressão Perinatal ou Pós-parto: São sintomas baixos de depressão que normalmente desaparecem após duas semanas do parto. A Depressão Psicótica: Que é chamada da Depressão grave, algumas formas de psicose, ouvir ou ver coisas e delírios. Também temos o Transtorno Afetivo Sazonal: Que é um quadro de tristeza prolongada durante meses de “ausência” de luz solar, mais recorrente em períodos de inverno. Por fim, temos o Transtorno Efetivo Bipolar: Que é o distúrbio disruptivo de humor.

Em conclusão, mesmo nos casos mais graves a doença pode ser tratada e quanto mais cedo começar se torna mais eficaz. Assim, seu tratamento se dá por medicamentos e psicoterapia, podendo também ocorrer de forma separada.

Veja também: Prisão da Ex-presidente da Bolívia e o apoio político oferecido por Bolsonaro; saiba detalhes

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]