Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Imagem Anaeel
Imagem Anaeel

Queimadas no período da seca podem resultar em aumento na fatura de energia; saiba mais detalhes:

Nova Mutum 15 de junho de 2022 por Camila Vicente para o site ÉMaisMT. O período das secas geralmente tem início entre maio e junho e pode perdurar ate meados do mês de outubro. Entretanto, a cada ano esse período pode se dar em datas diferentes.

Ademais, a seca é um fenômeno natural, que se entende como um extenso período em escassez hídrica. Aliás, esse fator é um dos principais riscos a manutenção da segurança alimentar no país.

A saber, no ano de 1891 foi instituído na Constituição Brasileira o artigo que obriga os entes a socorrer locais que sofrem com desastres naturais, como a seca. Contudo, a queimada não se dá por único e exclusivo fato da seca natural, por isso temos o chamado “incêndio ou queimada irregular”, feito pelo homem.

Veja também: Jardineiro de primeira viagem? Conheça as principais ferramentas para jardim e para que servem
Qual o efeito das queimadas irregulares para o bolso do brasileiro?
Segundo a ANEEL, o principal fator que resulta no desligamento das linhas de transmissão de forma forçada se dá pelo incêndio irregular. Neste sentido a campanha da Agencia Nacional de Energia Elétrica afirma que:
“O fogo próximo às linhas de transmissão pode deixar muita gente no escuro”.
Imagem Anaeel Imagem queimadas – Anaeel

Ademais, no ultimo ano as queimadas provocaram quase mil desligamentos de redes de energia de alta tensão. Por outro lado, como medida de prevenção, o desligamento forçado e automático nas queimadas aumentam muito e gera um custo extra na conta da energia.

Desta forma, quando ocorre o desligamento automático o programador necessita fazer uma reprogramação para que a energia chegue na casa das pessoas.

Veja também: Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita
Casos em que ocorre o adicional na fatura de energia:
Custo adicional na fatura elétrica ocorre nos casos de acionamento de usinas térmicas e aumento de vazão de hidroelétrica. Em outro caso, a transmissão elétrica se da por outra linha próxima que não é usada em toda sua capacidade.

Conforme afirma a diretora-geral substituta da Aneel, Camila Bomfim:
“A gente faz essa campanha de conscientização e de prevenção de queimadas para que a população tenha a consciência de alertar quando ver alguma queimada próxima a alguma linha de transmissão e evitar fazer também qualquer tipo de queimada próxima às linhas de transmissão. Mesmo que tenha um objetivo econômico ali naquela área rural, toda queimada próxima a uma rede de transmissão deve ser evitada”.
Com o intuito de prevenir as queimadas, o alerta se volta ao risco de jogar pontas de cigarro no chão, lixo na beira de estradas. E o principal, no caso de presenciar uma situação irregular, ligue 193 e denuncie.

Veja também: Como ter flores no jardim o ano todo: saiba como manter o espaço sempre florido, com esse revezamento de espécies

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]