Nova Mutum 15 de junho de 2022 por Camila Vicente para o site ÉMaisMT. O período das secas geralmente tem início entre maio e junho e pode perdurar ate meados do mês de outubro. Entretanto, a cada ano esse período pode se dar em datas diferentes.
Ademais, a seca é um fenômeno natural, que se entende como um extenso período em escassez hídrica. Aliás, esse fator é um dos principais riscos a manutenção da segurança alimentar no país.
A saber, no ano de 1891 foi instituído na Constituição Brasileira o artigo que obriga os entes a socorrer locais que sofrem com desastres naturais, como a seca. Contudo, a queimada não se dá por único e exclusivo fato da seca natural, por isso temos o chamado “incêndio ou queimada irregular”, feito pelo homem.
Veja também: Jardineiro de primeira viagem? Conheça as principais ferramentas para jardim e para que servem
Qual o efeito das queimadas irregulares para o bolso do brasileiro?
Segundo a ANEEL, o principal fator que resulta no desligamento das linhas de transmissão de forma forçada se dá pelo incêndio irregular. Neste sentido a campanha da Agencia Nacional de Energia Elétrica afirma que:
“O fogo próximo às linhas de transmissão pode deixar muita gente no escuro”.
Imagem queimadas – Anaeel
Ademais, no ultimo ano as queimadas provocaram quase mil desligamentos de redes de energia de alta tensão. Por outro lado, como medida de prevenção, o desligamento forçado e automático nas queimadas aumentam muito e gera um custo extra na conta da energia.
Desta forma, quando ocorre o desligamento automático o programador necessita fazer uma reprogramação para que a energia chegue na casa das pessoas.
Veja também: Colha rabanete com apenas 30 dias de cultivo: confira dicas para acelerar a etapa de colheita
Casos em que ocorre o adicional na fatura de energia:
Custo adicional na fatura elétrica ocorre nos casos de acionamento de usinas térmicas e aumento de vazão de hidroelétrica. Em outro caso, a transmissão elétrica se da por outra linha próxima que não é usada em toda sua capacidade.
Conforme afirma a diretora-geral substituta da Aneel, Camila Bomfim:
“A gente faz essa campanha de conscientização e de prevenção de queimadas para que a população tenha a consciência de alertar quando ver alguma queimada próxima a alguma linha de transmissão e evitar fazer também qualquer tipo de queimada próxima às linhas de transmissão. Mesmo que tenha um objetivo econômico ali naquela área rural, toda queimada próxima a uma rede de transmissão deve ser evitada”.
Com o intuito de prevenir as queimadas, o alerta se volta ao risco de jogar pontas de cigarro no chão, lixo na beira de estradas. E o principal, no caso de presenciar uma situação irregular, ligue 193 e denuncie.
Veja também: Como ter flores no jardim o ano todo: saiba como manter o espaço sempre florido, com esse revezamento de espécies
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.