Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Adequar a casa para idosos - Reprodução: Pixabay
Adequar a casa para idosos - Reprodução: Pixabay

5 importantes dicas para adequar a casa para idosos; deixe o ambiente mais seguro e a família mais tranquila

Bragança Paulista, 30 de junho, por Caio Silveira – Quem mora com um idoso sabe que todo cuidado é pouco. Eles precisam de uma atenção especial, além de algumas adaptações nos ambientes para facilitar a vida e a locomoção. E é exatamente isso que o Agro Notícias preparou com esse artigo: veja dicas para adequar a casa para idosos.

Você sabia que 70% dos acidentes domésticos que acontecem com pessoas com mais de 60 anos é dentro de casa? Os dados são de Gabrielle Chimello, do site Globo, em 26 de julho de 2018. Data essa que é comemorada o Dia dos Idosos, inclusive. Então, garanta uma vida melhor e mais digna para sua família ao saber como adequar a casa para idosos.

Assim, leia também: Veja aqui alguns detalhes que ajudarão a deixar o quintal mais seguro para crianças; corrija agora e fique mais sossegado

Adequar a casa para idosos - Reprodução: Pixabay Adequar a casa para idosos – Reprodução: Pixabay
5 passos para preparar a casa para receber um idoso
Preparar sua residência para receber um idoso requer um pouco de trabalho. Portanto, coloque todas as pessoas que moram com você para ajudar, pois, assim, o serviço fica pronto mais rápido. Siga as 5 instruções a seguir.
1. Circulação
Aumente a circulação entre os móveis. Dê um espaço de pelo menos 1,20 metros. Dessa maneira, quem tem cuidador, andador ou bengala consegue passar com mais facilidade.
2. Objetos
Retire tapetes, fios e a caminha dos pets do chão, pois eles podem tropeçar nesses itens.
3. Tecidos
Não use cortinas nem roupas de cama muito longas. Isso impede que eles tropecem também.
4. Iluminação
Prefira luzes brancas às amarelas. Se puder, instale lâmpadas de LED, que além de iluminar mais, são mais econômicas do que as tradicionais.
5. Borda arredondada
Coloque bordas arredondadas nos móveis da sua casa. Cama, mesa, guarda-roupas, penteadeira, o móvel da TV etc. Tudo para impedir que eles esbarrem e venham a se machucar.

Portanto, leia também: Saiba como evitar sobrecarga em tomada; não corra risco e evite a queda de energia
Cômodos adaptados para idosos
O banheiro é uma das áreas mais perigosas da casa para os idosos, especialmente na hora de tomar banho. Providencie um box para que a água não saia da área do chuveiro. Além disso, disponibilize um tapete antiderrapante para que a pessoa não escorregue também.

Reforce ou troque os móveis da sala para que eles possam se apoiar caso precisem. As poltronas e cadeiras precisam ter braços, o que facilita para que eles levantem. Caso seja necessário, adquira um assento elevado para que a pessoa sente com os pés sempre apoiados no chão.

Na cozinha, deixe os armários e itens mais básicos ao alcance deles. Isso impede que os idosos peguem escadas ou cadeiras para subir em algum lugar. Já no quarto, uma cama confortável é o mínimo. Retire os tapetes e não use produtos no chão que o faça ficar escorregadio.

Por fim, na área externa, utilize pisos antiderrapante e se possível, cubra com toldos ou telhas as áreas em que chove. Mantenha os animais de estimação presos, pois isso evita tropeços, arranhões e sustos.

Em suma, dá um pouco de trabalho adequar a casa para idosos, isso é inegável. Porém se você mora ou está prestes a morar com um, siga as dicas acima o quanto antes. Sempre lembre-se que segurança nunca é pouco, e é melhor prevenir do que remediar.

Ademais, leia também: Confira como cada cor reage no humor e aprenda a escolher o tom certo para sua sala de estar