Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Horta (Fonte: iStock)
Horta (Fonte: iStock)

Saiba a importância e como eliminar mosca branca da horta; cuide dessa praga, antes que ela destrua sua plantação

Salvador, 29 de junho de 2022, por Janaina Brito – A mosca branca é uma das pragas mais comuns que atingem uma horta caseira. Assim, esses insetos costumam aparecer durante os meses de dezembro e abril, quando a umidade e as elevadas temperaturas do país contribuem para o crescimento da população.

Mas, como prevenir e combater as moscas brancas, evitando os danos que elas provocam nas plantações? Com alguns ingredientes da dispensa, é possível fazer o controle desses insetos, sem precisar recorrer a inseticidas sintéticos. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, como essas pragas agem e como salvar sua horta delas.

Continue lendo: Como espantar moscas-varejeiras: proteja sua casa e sua família desse vilão da saúde

Horta (Fonte: iStock) Horta (Fonte: iStock)
Como combater mosca branca na horta
Os insetos adultos dessas espécies possuem corpo amarelo e asas esbranquiçadas, por isso, recebem essa nomenclatura. Já as ninfas lembram conchas amarelas e se alojam na face inferior das folhas. Dessa forma, as moscas brancas sugam a seiva que percorre a planta, o que faz com que elas murchem pela falta de nutrição de suas estruturas.

Segundo João Mathias, em colaboração com a revista Globo Rural, em 08 de agosto de 2016, com a redução das temperaturas que acompanham a chegada do inverno, essa praga costuma parar de se reproduzir. Ademais, as chuvas, que lavam as folhas, assim como a atuação de predadores naturais nessa época é responsável por reduzir a população dos indivíduos adultos.

Se você busca eliminar as moscas brancas, é importante dizer que a grande maioria dos pesticidas, como os utilizados contra mosquitos, não devem ser aplicados na sua horta. O mesmo vale para aqueles à base de fumo. Seus ingredientes têm elevada toxicidade e, dessa forma, podem contaminar seus cultivos, trazendo prejuízos para a sua saúde após a ingestão desses alimentos.

Você também pode gostar: Como evitar o bicho da goiaba na sua plantação: confira esses truques e evite esse problema
Repelente caseiro para mosca branca
Geralmente, produtos à base de sabão ou detergente são suficientes para afastar os indivíduos adultos até poucos dias, com eficiência maior na eliminação das ninfas. Logo, é possível fazer em casa soluções repelentes para esses insetos sem prejudicar suas hortaliças. Afinal, os danos provocados por essas pragas não valem uma possível contaminação por inseticidas.

Assim, misture 1 litro de água para 5 ml de detergente neutro e aplique com um borrifador sobre as folhas, inclusive na face interior para alcançar as ninfas. O resultado vai ser a formação de uma leve espuma sobre os vegetais. Após uma hora, lave toda a planta com um jato de água para eliminar os resíduos.

Esse procedimento deve ser feito a cada três semanas, visto que até essa solução mais caseira pode trazer algum prejuízo para a horta se usada com frequência. Outrossim, ainda é possível adaptar esse repelente acrescentando 2,5 ml de óleo de rícino e apenas algumas gotas de detergente. Aplique depois de cada lavagem das folhas, sempre focando na face interna.

Leia mais: Saiba como combater a mosca da fruta e descubra quais são as espécies mais atacadas por elas